Mahmoud Abbas convidou Francisco a visitar a Terra Santa
Cidade do Vaticano, 17 out 2013 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje no Vaticano o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas (Abu Mazen), em audiência privada, durante cerca de meia hora, pedindo “decisões corajosas” pela paz na região.
“Falou-se sobre a situação no Médio Oriente e, em particular, sobre o retomar das negociações entre israelitas e palestinos, exprimindo o desejo de que tal processo produza os frutos desejados para encontrar uma solução justa e duradoura a um conflito cujo fim se revela cada vez mais necessário e urgente”, refere uma nota divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé, após a reunião.
Os dois responsáveis pediram que as negociações assumam “decisões corajosas em favor da paz, com o apoio da comunidade internacional”.
Em cima da mesa esteve ainda a situação na Síria, seguida com “grande preocupação”, perante a qual a Santa Sé e a Autoridade Palestina defendem o “fim da lógica da violência”, dando lugar à do “diálogo e da reconciliação”.
As conversações aludiram às relações bilaterais, manifestando “satisfação pelos progressos realizados na elaboração de um acordo global” sobre aspetos da vida e da atividade da Igreja Católica na Palestina.
O encontro abordou, nesse contexto, a situação das comunidades cristãs nesse território e no Médio Oriente em geral, para sublinhar o “contributo significativo que oferecem ao bem comum da sociedade”.
Abbas convidou Francisco a visitar a Terra Santa, poucos meses depois do presidente de Israel, Shimon Peres, ter deixado o mesmo convite.
No momento da tradicional troca de presentes, o Papa ofereceu ao presidente palestino uma caneta.
“Espero assinar com esta caneta o acordo de paz com Israel”, respondeu Abbas, que foi acompanhado por uma delegação composta por 13 pessoas.
O responsável esteve ainda reunido com o arcebispo Dominique Mamberti, secretário do Vaticano para as relações com os Estados.
O Vaticano já revelou que o Papa Francisco tenciona visitar a Terra Santa, mas ainda não indicou uma data para a viagem.
O encontro realizou-se no momento em que as negociações de paz entre israelitas e palestinos foram retomadas em Jerusalém.
Abbas, que o Vaticano apresentou como “presidente do Estado da Palestina”, reuniu-se seis vezes com Bento XVI, que recebeu em território palestino em maio de 2009.
OC
Notícia atualizada às 13h22