As presidentes da Argentina e do Chile, Cristina Kirchner e Michelle Bachelet, serão recebidas no Vaticano pelo Papa no dia 28 de Novembro, anunciou o jornal “Clarín”, de Buenos Aires.
O encontro, de acordo com o diário, tem por motivo a celebração dos 30 anos da mediação de João Paulo II, que pôs fim às hostilidades entre os dois países pelo controlo do Canal de Beagle, formado por ilhas situadas no extremo sul do continente.
Além da audiência com Bento XVI, a agenda de Cristina e Bachelet poderia incluir também um almoço com o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone.
Em Dezembro de 2008, Kirchner e Bachelet ressaltaram que a mediação do Papa João Paulo II para pôr fim à crise entre os dois países pelo controlo do Canal Beagle, há 30 anos, evitou uma “tragédia”.
Estas responsáveis participaram numa cerimónia realizada na cidade de Monte Aymond, na fronteira entre os dois países, para celebrar o fim das hostilidades, quando Chile e Argentina estiveram prestes a entrar em guerra.
Durante o conflito, ocorrido em 1978, Chile e Argentina eram governados por regimes militares. As hostilidades cessaram com a assinatura de um tratado de paz proposto pelo Vaticano, em Janeiro de 1979.
No trabalho diplomático tiveram um papel de primeiro plano o Cardeal Angelo Sodano, então núncio apostólico no Chile e mais tarde Secretário de Estado dos últimos dois Papas, bem como o Cardeal Antonio Samoré, delegado especial do Papa e o Cardeal Agostino Casaroli.