Bento XVI prepara-se para visitar Compostela e Barcelona pela primeira vez
O Papa vai apresentar-se como “mais um peregrino” na sua primeira visita a Santiago de Compostela, como o próprio refere numa oração a proferir na localidade espanhola, já publicada no Missal para a viagem apostólica, pelo Vaticano.
O Santuário galego e a igreja da Sagrada Família, em Barcelona, são o destino da 18ª viagem de Bento XVI ao estrangeiro, de 6 a 7 de Novembro.
O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, apresentou esta Sexta-feira o programa da visita, destacando que o Papa está “muito feliz” por poder visitar pela primeira vez aqueles locais.
“O caminho de Santiago é percorrido há séculos por peregrinos de toda a Europa, enquanto que a «Sagrada Família» do arquitecto e artista Gaudì constitui um exemplo extraordinário de arte, inspirada por uma profunda visão de fé”, disse aos jornalistas o director da sala de imprensa da Santa Sé.
Segundo este responsável, Bento XVI e o seu irmão desejavam “ir juntos” a Compostela, na Galiza, algo que acabou por não se concretizar.
O brasão do actual Papa tem uma concha no centro, como símbolo do peregrino, e a veste por ele usada na liturgia do início do seu pontificado, em 2005, tinha também evidenciado o desenho de uma grande concha.
Bento XVI vai cumprir todos os passos típicos que os peregrinos cumprem em Compostela, desde a passagem pela porta santa ao abraço à imagem de S. Tiago, incluindo a visita ao túmulo do Apóstolo.
Em Barcelona, segundo o padre Lombardi, “arte e família” serão os temas escolhidos por Bento XVI, na dedicação da igreja de Gaudì, que passará a ser designada como Basílica.
“Tudo tem um significado muito profundo, porque Gaudì assimilou profundamente a Liturgia, a Sagrada Escritura”, indicou o porta-voz do Vaticano, para quem a igreja da Sagrada Família “está um pouco na linha das grandes catedrais da Idade Média, que exprimem todo o cosmos, recolhido e manifestado em volta do altar”.
Na visita a estas comunidades autónomas de Espanha, Bento XVI vai proferir algumas palavras em galego e catalão, encontrando-se com as autoridades políticas, incluindo os líderes do Governo e da oposição, os Príncipes das Astúrias e os Reis.
Apesar dos encontros, o porta-voz do Vaticano defendeu que esta é uma “visita muito pastoral”, que “não tem carácter político oficial”.
Trata-se da sétima viagem de um Papa à Espanha e a segunda do próprio Bento XVI, que em 2011 ali voltará, para a Jornada Mundial da Juventude, em Madrid.
O programa completo da viagem a Compostela e Barcelona encontra-se disponível na página oficial do Vaticano