Papa pede mundo sem armas nucleares

Bento XVI lembra conferência de Revisão do Tratado de Não Proliferação, a decorrer em Nova Iorque

Bento XVI deixou hoje votos de que a comunidade internacional caminhe para um mundo sem armas nucleares e pediu aos Estados para respeitarem os compromissos internacionais.

“Encorajo as iniciativas que procuram um progressivo desarmamento e a criação de zonas livres de armas nucleares, na perspectiva da sua completa eliminação do planeta”, afirmou.

Na audiência geral de Quarta-feira, perante 30 mil pessoas reunidas na Praça de São Pedro, o Papa leu um “apelo” relativo à conferência de Revisão do Tratado de Não Proliferação (TNP), a decorrer na sede da ONU em Nova Iorque.

“O processo para o desarmamento nuclear concertado e seguro está relacionado com o total cumprimento dos compromissos internacionais”, disse.

Bento XVI exortou os participantes na conferência de Nova Iorque a “superar os condicionalismos da história e a tecer pacientemente a trama política e económica da paz”, para “ajudar ao desenvolvimento humano integral” e à realização das “autênticas aspirações dos povos”.

“A paz repousa sobre a confiança e o respeito pelas obrigações assumidas e não só sobre o equilíbrio das forças”, alertou o Papa.

O tema tem merecido diversas intervenções de Bento XVI e do Vaticano, com destaque para as negociações sobre o programa nuclear iraniano, apelando a uma solução que permita responder às “exigências legítimas” do Irão e da comunidade internacional.

Partilhar:
Scroll to Top