Papa pede ajuda para o Haiti

Bento XVI defende nova ordem económica mundial, com revalorização da agricultura

Bento XVI apelou este Domingo à generosidade para com o Haiti, a braços com uma grave epidemia de cólera, que provocou mais de 900 mortes.

“Desejo renovar a minha proximidade às queridas populações do Haiti, que pode causa do terrível terramoto do passado mês de Janeiro, sofrem agora uma grave epidemia de cólera”, disse o Papa.

Perante milhares de peregrinos de todo o mundo, reunidos no Vaticano, para a recitação do Angelus, Bento XVI encorajou os que estão a fazer frente a esta “nova emergência” e apelou à comunidade internacional para que “ajude generosamente estas populações” do Haiti.

As autoridades haitianas dão ainda conta de 14 642 hospitalizações, mas deste total pouco mais de 500 pessoas continuam internadas.

O Papa manifestou ainda a sua preocupação pela actual crise económica mundial, em análise no recente encontro do G20, em Seul, afirmando que esta situação “deve levar a uma revisão profunda do modelo de desenvolvimento económico global”.

“Perdura o desequilíbrio entre ricos e pobres, o escândalo da fome no mundo, a emergência ecológica, o desemprego”, alertou Bento XVI, para quem, perante este quadro, “é decisivo um relançamento estratégico da agricultura”.

O Papa apontou aindao dedo a “estilos de vida centrados num consumo insustentável, que se revelam prejudiciais para os pobres e para o ambiente, confiado por Deus aos cuidados do ser humano”.

“É preciso olhar, de forma concertada, para um novo equilíbrio entre a agricultura, a industria e os serviços, para que a ninguém falte o pão, o trabalho, o ar, a água e, outros recursos primários sejam preservados como bens universais”, defendeu.

Neste contexto, o Papa elogiou os jovens que, mesmo tendo uma formação universitária, “voltam a dedicar-se à empresa agrícola, respondendo assim não só a uma necessidade pessoal e familiar, mas também a um sinal dos tempos, a uma sensibilidade concreta para o bem comum”.

Já depois da recitação do Angelus, Bento XVI recordou que no sábado 27 deste mês presidirá na Basílica de São Pedro às I Vésperas do primeiro domingo do Advento e a uma vigília de oração pela vida nascente, convidando a que se faça o mesmo também nas paróquias, comunidade religiosas, associações e movimentos.

A respeito da iniciativa da secção polaca da organização católica internacional “Ajuda à Igreja que Sofre”, que dedicou este dia 14 de Novembro à oração pelos cristãos que sofrem no Iraque por causa da sua fé, o Papa pediu oraçãoes “pela liberdade de anunciar a mensagem evangélica no mundo”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top