Lisboa, 19 out 2016 (Ecclesia) – O livro “O amor é contagioso”, com intervenções do Papa Francisco, acaba de chegar às livrarias portuguesas, uma obra que sublinha a promoção da justiça como uma missão que deve congregar todas as pessoas.
“Não basta evitar a injustiça, se não se promove a justiça”, escreve o Papa argentino, sublinhando que “cada ato tem uma consequência e até o mais pequeno vestígio de injustiça e de maldade pode ser uma ameaça para o mundo”.
A Editora Nascente, responsável pela distribuição da obra em Portugal, realça “os insistentes apelos de Francisco em defesa da dignidade e dos direitos humanos”, temas centrais deste livro.
“Com palavras genuínas de alerta, o Papa ensina-nos a sermos misericordiosos”, considera a mesma fonte, classificando a publicação como “um evangelho de amor e de justiça que iluminará o leitor e as suas escolhas.
Nas 224 páginas deste livro, Francisco reflete também sobre “a cultura do egoísmo e do individualismo que muitas vezes regula a sociedade”.
Só quando as pessoas se abrirem à solidariedade poderão “ver no outro não um concorrente ou um número, mas um irmão”, frisa o Papa argentino.
Em 2016 foram publicadas em Portugal várias obras ligadas a Francisco ou ao seu pontificado, como ‘O nome de Deus é misericórdia’, ‘Querido Papa Francisco: Resposta às crianças de todo o mundo’ e a exortação apostólica ‘A Alegria do Amor’.
JCP