Papa nomeia subsecretária para o Conselho Pontifício Justiça e Paz

Flaminia Giovanelli é a primeira mulher a ocupar este cargo

Bento XVI nomeou esta Quinta-feira como subsecretária do Conselho Pontifício Justiça e Paz (CPJP) Flaminia Giovanelli, que integra a equipa deste Conselho há mais de 35 anos.

Em comunicado, o CPJP destaca que se trata da primeira mulher a ocupar o cargo.

Giovanelli, licenciada em ciências políticas, destacou-se na organização da Conferência Internacional “Vida, família, desenvolvimento: o papel das mulheres na promoção dos direitos humanos”, que decorreu em Roma de 20 a 21 de Março do ano passado.

Tem vindo a trabalhar, sobretudo, nos temas do desenvolvimento, pobreza e mundo laboral, sendo perita em políticas de desenvolvimento e trabalho.

O Conselho Pontifício Justiça e Paz tem em vista “fazer com que no mundo sejam promovidas a justiça e a paz, segundo o Evangelho e a doutrina social da Igreja”.

Os responsáveis do CPJP destacam que “a nomeação de Giovanelli confirma a grande confiança que a Igreja e o Papa Bento XVI depositam nas mulheres”.

Antes dela, a leiga Rosemary Goldie desempenhou um cargo semelhante no Conselho Pontifício para os Leigos e a Ir. Enriaa Rosanna é a actual subsecretária da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR