Bento XVI nomeou o Arcebispo italiano Carlo Maria Viganò, de 68 anos, como secretário-geral do Governatorato da Cidade do Vaticano, que administra o pequeno Estado.
D. Viganò, até agora delegado para as Representações Pontifícias, substitui no cargo o também italiano D. Renato Boccardo, de 51 anos, o qual, por sua vez, foi nomeado Arcebispo de Spoleto-Norcia, no centro da Itália.
O secretário-geral da Cidade do Vaticano coadjuva nas suas funções o Presidente da Comissão que ali exerce o poder legislativo, composta por um conjunto de Cardeais nomeados pelo Papa, entre os quais se encontro o português D. José Saraiva Martins.
O Arcebispo Carlo Maria Viganò passa, assim a superintender à aplicação das Leis e das outras disposições normativas e à actuação das decisões e das directrizes do Presidente da Comissão, bem como à actividade administrativa do Governatorato e coordena as funções das várias direcções.
Bento XVI também nomeou hoje o Arcebispo italiano Gabriele Giordano Caccia, de 51 anos, até agora assessor para os Assuntos Gerais da Secretária de Estado, como novo núncio no Líbano. O sacerdote norte-americano Peter Brian Wells, de 46 anos, foi nomeado novo assessor da Secretaria de Estado do Vaticano.