Bento XVI despede-se das autoridades que o acolheram em Castel Gandolfo, durante o Verão
Bento XVI evocou esta Segunda-feira, 27 de Setembro, a figura de São Vicente de Paulo, que apresentou como um “apóstolo da caridade, tão querido ao povo cristão”.
O Santo, falecido há 350 anos, foi proclamado por Leão XIII “padroeiro universal de todas as obras de caridade espalhadas pelo mundo”.
“Com a sua incessante acção apostólica, ele fez com que o Evangelho se tornasse cada vez mais um farol luminoso de esperança e de amor pelo homem do nosso tempo, em especial pelos mais pobres no corpo e no espírito”, disse o Papa, num discurso dirigido às autoridades que o acolheram em Castel Gandolfo, arredores de Roma, durante o Verão.
Bento XVI deixou votos de que o “exemplo de virtude” de São Vicente de Paulo gere “um renovado empenho de solidariedade, de tal modo que os esforços de cada um contribuam para a edificação do bem comum”.
O regresso do Papa ao Vaticano acontece no dia 30 de Setembro, Quinta-feira, depois de ter passado os meses de Verão na residência pontifícia de Castel Gandolfo.
Bento XVI manifestou a sua gratidão às autoridades e habitantes locais, mostrando “grande apreço pela bem conhecida cortesia e atenção com que me rodeiam e seguem a minha actividade ao serviço da Igreja universal”.