Papa: Leigos são «determinantes» na evangelização e na promoção humana

Francisco endereçou mensagem a participantes num encontro promovido pelo Vicariato de Roma

Cidade do Vaticano, 08 mar 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes da conferência promovida pelo Vicariato de Roma que tem como tema: “A missão dos cristãos leigos na cidade”, sublinhando a importância que estes têm “na evangelização e promoção humana”.

No documento dado a conhecer hoje pela sala de imprensa da Santa Sé, Francisco destaca “um elemento fundamental que pertence aos ensinamentos do Concílio Vaticano II”, o facto dos “fiéis leigos, em virtude do Batismo, serem os protagonistas da obra de evangelização e promoção humana”. 

“Incorporados na Igreja, todos os membros do Povo de Deus são inseparavelmente discípulos e missionários”, sublinha o Papa na missiva que enviou aos participantes da iniciativa que se iniciou ontem e termina hoje na Universidade Pontifícia Lateranense, em Roma.

Olhando para a missão dos leigos na sociedade Francisco sugere a todos que, tendo “como bússola” a Doutrina Social da Igreja, “trabalhem para a inclusão social dos pobres”, algo que considera ser “sempre uma prioridade para a atenção religiosa e espiritual”.

“Os leigos na sua diversidade e dinamismo, são um recurso importante para a Igreja que através deles se projeta em diferentes ambientes e áreas da vida social, mas é bom manter uma ligação vital com o trabalho pastoral na diocese e nas paróquias, para não correr o risco de construir uma leitura parcial do Evangelho”, alerta o Papa.

MD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top