Concerto de Natal na Capela Sistina foi dedicado aos «pequeninos», vítimas da guerra

Cidade do Vaticano, 03 jan 2026 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV pediu hoje que “o gemido silencioso” das crianças “que viveram um Natal sem luzes, música e o “sequer sem o necessário para a dignidade e sem a paz” possa “chegar ao Senhor”.
“Que o Senhor, a quem quisemos elevar esta noite os nossos cânticos de louvor, ouça o gemido silencioso destes pequenos e conceda ao mundo, por intercessão da Virgem Maria, justiça e paz”, pediu Leão XIV no final do concerto na capela Sistina, dedicado esta tarde às crianças, citado pelo Vatican News.
O Papa quis lembrar as “crianças que, em muitas partes do mundo, viveram o Natal sem luzes, sem música, sem sequer o necessário para a dignidade humana e sem paz”.
No final do concerto, dirigido pelo maestro monsenhor Marcos Pavan, que deu continuidade a “um serviço que há 1500 anos presta aos pontífices”, o Papa pediu um futuro de justiça para os “pequeninos” a quem quis dedicar o momento.
“Não há Natal sem canções”, assinalou e recordou o nascimento de Jesus em que “os anjos cantavam”.
Para o Papa a mensagem do Natal é transmitida também através da música, capaz de falar à mente e ao coração.
Leão XIV lembrou que na noite em que Jesus nasceu, “a música celestial também ressoou no coração de Maria” e convidou, por isso, a fazer silêncio.
“Possamos aprender com ela a escutar no silêncio a voz do Senhor, para seguir fielmente a parte que Ele nos confia na partitura da vida”, indicou.


LS
