Papa: Igreja precisa de padres capazes de evangelizar «na simplicidade de vida»

Sacerdotes devem evitar «doutrinas complexas» e qualquer tipo de «duplicidade e mundanismo», disse hoje Francisco

Cidade do Vaticano, 25 jan 2016 (Ecclesia) – O Papa destacou hoje no Vaticano a necessidade de sacerdotes com espirito empreendedor, próximos dos mais pobres e que trabalhem em estreita colaboração com os seus bispos, nas dioceses.

Na missa desta segunda-feira, na Casa de Santa Marta, Francisco avisou que “um sacerdote que fica apenas por aquilo que lhe agrada” cai na “mediocridade” e deixa progressivamente de ter “um interesse real pelos outros”.

Segundo a homilia do Papa argentino, publicada pela Rádio Vaticano, a Igreja Católica precisa de padres capazes de “difundir a alegria do Evangelho na simplicidade da vida”.

De “pastores” que vão ao encontro dos mais carenciados com a força e a misericórdia de quem está “unificado pelo amor de Deus”, apontou.

Na sua reflexão, Francisco exortou os sacerdotes a evitarem “doutrinas complexas” e a rejeitarem qualquer tipo de “duplicidade e mundanismo”.

Lembrou ainda que o sucesso junto das comunidades cristãs assenta em larga medida no relacionamento que cada padre tem com o seu bispo.

“Um sacerdote que não tem um relacionamento assíduo com o seu bispo vai ficando progressivamente isolado do corpo diocesano e a sua fecundidade diminui, porque não exercita o diálogo com o Pai da Diocese”, observou.

 JCP

Partilhar:
Scroll to Top