Papa Francisco: Secretariado da Liturgia divulga oração para sede vacante

Lisboa, 21 abr 2025 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Liturgia preparou indicações litúrgicas e oração pelo Papa falecido.

“Com dor e esperança acolhemos a notícia da morte do Papa Francisco e convida-se ao toque dos sinos de todas as igrejas em sinal de luto e que se promovam momentos de oração pessoal e comunitária”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Durante a Sé vacante e até à eleição do novo Sumo Pontífice, na Oração Eucarística e nas intercessões da Liturgia das Horas omite-se o nome do Papa.

Todas as comunidades cristãs são convidadas a rezar pela alma do Papa Francisco na celebração da Eucaristia e na Liturgia das Horas.

Durante a Oitava da Páscoa, celebra-se a Missa do dia. Nas orações eucarísticas, acrescente-se a lembrança do Papa nas intercessões pelos defuntos. Nas orações dos fiéis, insira-se uma intenção especial pelo Papa Francisco.

A Sé Apostólica torna-se vacante com a morte do Papa e deixa de o ser com a eleição de um novo pontífice.

Para além do Colégio Cardinalício, este tempo tem como figuras de destaque o referido cardeal camerlengo, D. Kevin Joseph Farrel; o cardeal decano, D. Giovanni Battista Re; o secretário do colégio cardinalício, D. Ilson de Jesus Montanari, arcebispo brasileiro; e o mestre das celebrações litúrgicas pontifícias, D. Diego Ravelli.

Este período conta com encontros de cardeais, as chamadas “congregações” e, para os eleitores (cardeais com menos de 80 anos de idade), o conclave, para a escolha do Papa.

As congregações gerais, no Palácio Apostólico do Vaticano, são presididas pelo decano do Colégio Cardinalício ou, na sua ausência, pelo vice-decano (D. Leonardo Sandri).

As funções destas pessoas são reguladas pelas normas deixadas por Bento XVI e, em particular, por São João Paulo II.

O Papa faleceu hoje, na Casa de Santa Marta, onde se encontrava em convalescença desde 23 de março, após um internamento de 38 dias no Hospital Gemelli, devido a problemas respiratórios.

O anúncio foi feito pelo cardeal camerlengo, D. Kevin Farrell: “Queridos irmãos e irmãs, é com profunda dor que devo anunciar a morte do nosso Santo Padre Francisco. Às 07h35 desta manhã, o Bispo de Roma Francisco regressou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da sua Igreja”.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top