Em visita à cidade de Verona, diante de crianças e adolescentes, Francisco lamentou as «guerras» em tantos lugares do mundo
Verona, 18 mai 2024 (Ecclesia) – O Papa Francisco pediu hoje às crianças e adolescentes que o esperavam na Praça de São Zenão, em Verona, que sejam sinais de paz.
“Sabem que o mundo neste momento está em guerra, são tantas guerras – a Ucrânia, a Terra Santa, em África, em Myanmar, e Jesus pratica a paz. E nós o que fazemos? Queremos fazer a guerra ou a paz? Devemos ser um sinal de paz mas se brigam com os pais ou colegas da escola isso é um sinal de paz? Devemos ouvir os outros, brincar com eles mas não brigar”, pediu Francisco, perante uma pergunta de uma criança.
O Papa Francisco desloca-se neste dia a Verona, no norte de Itália, para uma visita pastoral e foi recebido por centenas de crianças e adolescentes que o esperavam na praça em frente à Basílica de São Zenão, momentos depois de se ter encontrado com padres, religiosas e religiosos.
Com um discurso preparado, o Papa Francisco optou antes por escutar perguntas de crianças e dialogar com elas.
Outra pergunta dirigida a Francisco por uma criança focava o medo de fazer escolhas e ir contra a corrente.
O Papa evocou momentos difíceis, de perda de familiares, e como manter a fé nessas alturas, tendo questionado a multidão à sua frente e obtido como resposta: “Escutar o coração”.
“Para não fazer o mal é preciso ir contra a corrente. Vencer o medo de ir contra a corrente. Não tenham medo de ir contra a corrente se querem fazer uma coisa boa. Sem ter medo”, indicou.
Uma criança questionou o Papa como sentir o “chamamento de Jesus”.
“Uma pergunta muito importante”, sugeriu Francisco.
O Papa lembrou que Jesus chamou pessoas “que não eram perfeitas”.
“Quando vocês estão está com os pais e os avós, sentem-se bem? Sentem que têm amor do pai, dos avós? Quando fazemos algo bom, sentimo-nos bem? Quando dizemos uma mentira, sentem-se bem? Quando brigam com o irmão, sentem-se bem? Vocês são capazes de se sentir bem se alguém escuta ou faz alguma coisa. Quando Jesus fala, faz-nos sentir bem, sentimos uma alegria no coração. O chamado de Jesus faz-nos sentir bem”, indicou.
O Papa quis rezar com as crianças e assistiu ainda ao momento em que soltaram pombas brancas, símbolo da paz.
“Na nossa vida devemos abençoar”, disse despedindo-se dos adolescentes e crianças na Praça de São Zenão, em Verona.
O Papa visita a cidade italiana de Verona, para um encontro dedicado à paz.
Depois de um primeiro encontro na Basílica de São Zenão, o Papa reúne-se com crianças e jovens, antes de seguir para o encontro ‘Arena da Paz – Justiça e Paz beijar-se-ão’, um dos momentos centrais da viagem.
Francisco visita a prisão de Montorio, a partir das 11h45, discursando antes do almoço com reclusos.
Os momentos finais acontecem depois das 15h00, no Estádio Bentegodi, com a celebração da Missa e a despedida oficial, antes do regresso ao Vaticano.
LS