Bispo de Viseu recorda Francisco como o Pastor da “Alegria do Evangelho”.

Viseu, 21 abr 2025 (Ecclesia) – O bispo de Viseu, D. António Luciano, disse que o Papa Francisco, falecido na manhã desta segunda-feira, foi o “pastor imagem de Cristo com uma palavra para Todos! Todos! Todos!”.
“Agora na Casa do Pai lembremos o Papa Francisco como o Pastor da “Alegria do Evangelho”, da Misericórdia, da Santidade, da Sinodalidade, do Amor de Coração de Jesus, da oração pela Paz, da luta contra a Indiferença, a pedir o fim da Guerra em Gaza na Ucrânia e em todos os países, do Jubileu de Esperança, da Renovação da Igreja, do amor pelos jovens, pelas crianças, pelas famílias, pelos doentes, pelos pobres, pelos migrantes e refugiados”, referiu D. António Luciano à Agência ECCLESIA.
“O Papa da Igreja, das viagens, das catequeses, dos bispos, dos sacerdotes, dos diáconos, dos consagrados, dos leigos e dos seminaristas, que nos ensinou a chamar Maria por Mãe, partiu para a Casa do Pai”, sublinhou.
O Papa faleceu hoje, na Casa de Santa Marta, onde se encontrava em convalescença desde 23 de março, após um internamento de 38 dias no Hospital Gemelli, devido a problemas respiratórios.
O anúncio foi feito pelo cardeal camerlengo, D. Kevin Farrell: “Queridos irmãos e irmãs, é com profunda dor que devo anunciar a morte do nosso Santo Padre Francisco. Às 07h35 desta manhã, o Bispo de Roma Francisco regressou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da sua Igreja”.
LFS/OC