Papa: Francisco desloca-se à Basílica de Santa Maria Maior para rezar ao ícone da Virgem

Convalescença de uma pneumonia bilateral obriga a saídas e encontros resguardados

Foto Vatican Media

Cidade do Vaticano, 12 abr 2025 – O Papa Francisco deslocou-se hoje à Basílica de Santa Maria Maior e, na véspera do Domingo de Ramos e da Semana Santa, parou para rezar diante do ícone da Virgem, Salus Populi Romani.

A visita aconteceu ao início da tarde, indica informação da Sala de Imprensa da Santa Sé.

O Papa Francisco encontra-se em convalescença na Casa de Santa Marta, desde o dia 23 de março, após o maior internamento do atual pontificado, iniciado a 14 de fevereiro, no Hospital Gemelli, na sequência de uma infeção polimicrobiana das vias respiratórias, que se agravou para uma pneumonia bilateral.

“No final da sua hospitalização no Hospital Gemelli, o Papa tinha parado na praça em frente à Basílica de Santa Maria Maior, antes de regressar à Casa Santa Marta, para entregar flores para serem colocadas em frente ao ícone da Virgem, entregando-as ao cardeal Rolandas Makrickas, arcipreste coadjutor da Basílica”, lembra o Vaticano.

As flores deixadas na basílica, foram dadas ao Papa pelo senhora Carmela Mancuso, depois de Francisco lhe ter agradecido publicamente e a ter reconhecido no meio da multidão, à saída de Gemelli.

A ligação entre o Papa Francisco e a Salus Populi Romani foi sempre filial, lembra ainda o Vatican News, que a 14 de março de 2013, um dia após a sua eleição como Papa, se deslocou para rezar, e assim tem continuado antes e depois de cada viagem apostólica.

Esta é a segunda saída de Francisco da Casa de Santa Marta, após a nota de alta do Hospital Gemelli; no dia 10 o Papa saiu da Casa de Santa Marta para rezar junto ao túmulo de São Pio X, numa deslocação surpresa à Basílica de São Pedro.

LS

Partilhar:
Scroll to Top