Papa recebeu em audiência Padres Marianos da Imaculada Conceição
Cidade do Vaticano, 18 fev 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco desafiou hoje os padres Marianos da Imaculada Conceição a perceber as "necessidades novas das pessoas" e a estar próximo das pessoas.
"Com fidelidade ao carisma do fundador e ao património espiritual da congregação, com a mente e o coração abertos às necessidades novas das pessoas", afirmou Francisco durante a audiência aos 40 participantes do Capítulo Geral da Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição.
Segundo o Papa, cada Instituto deve hoje olhar de forma renovada a Regra, “porque nela e nas Constituições se encontram o itinerário da sequela, qualificado por um carisma específico autenticado pela Igreja”.
Francisco apelou aos sacerdotes para que continuem a caminhar, " ir adiante com as necessidades novas, os novos desafios", mas sem esquecer a memória.
"É uma tensão, continuamente. Se eu quero ir adiante sem a memória do passado, da história dos fundadores, dos grandes, até mesmo dos pecados da congregação, não poderei avançar. Esta é uma regra: a memória. Esta dimensão própria da vida deve ser usada sempre quando se deve atualizar uma congregação religiosa, as constituições”, afirmou.
“Estar próximo às pessoas como a gente, simples”, disse o Papa.
O Papa recordou o exemplo do fundador da congregação, o santo Estanislau Papczynski, canonizado em junho de 2016.
"Que o seu exemplo seja luz e guia para o caminho do instituto. Com o seu estilo de vida, vocês são chamados a servir e testemunhar Cristo Ressuscitado em todos os lugares onde que a Igreja lhes enviar. O testemunho cristão requer também compromisso com e pelos pobres, um compromisso que caracteriza o vosso instituto desde as origens”.
Os padres Marianos da Imaculada Conceição são uma comunidade de irmãos e sacerdotes que está presente em Portugal com três comunidades em Macedo de Cavaleiros, Fátima e Lisboa.
LS