Bispo do Porto considera que Francisco ajudou a compreender que “a fé não é uma doutrina fria”
Porto, 21 abr 2025 (Ecclesia) – O bispo do Porto, D. Manuel Linda, disse que o Papa Francisco, falecido na manhã desta segunda-feira, colocou a “simplicidade e a alegria do Evangelho no centro do seu ministério” e deixou “um legado imenso”
Para D. Manuel Linda, o Ano Santo da Misericórdia foi “muito marcante” porque o Papa Francisco colocou “a dimensão do coração no centro” e ajudou a compreender que “a fé não é autoridade, a fé não é uma doutrina fria”, realçou à Agência ECCLESIA.
“A fé é fundamentalmente esta capacidade de estar em sintonia com Deus” e é uma “proximidade existencial e teológica”.
Este sentido da “proximidade, da alegria do serviço, do sentido da simplicidade são marcas que nunca mais voltarão para trás”, afirmou o Bispo do Porto.
É evidente que o Papa Francisco “não descobriu a igreja a partir do zero”, neste sentido, “ele é um ponto de chegada, tudo aquilo que vinha de trás, do melhor do Concílio do Vaticano II”, apontou.
O Papa Francisco, “na sua simplicidade”, atualizou o concílio “nesta relação com o mundo”.
Ao falar da Jornada Mundial da Juventude, realizada em Lisboa, em 2023, D. Manuel Linda agradeceu o momento que” jamais será esquecido”.
O Papa Francisco deu esse “gesto da juventude, não obstante a sua idade”.
A Diocese do Porto também escreveu uma nota episcopal onde realça que “Deus chamou à sua presença este zeloso servidor da Igreja universal na Sé de Pedro e muito apreciado líder mundial, na paz e na fraternidade”.
“Lembro às paróquias e demais instituições diocesanas que podem usar os costumados sinais exteriores de luto, mormente os toques de sinos”, lê-se na nota episcopal assinada por D. Manuel Linda.
O Papa faleceu hoje, na Casa de Santa Marta, onde se encontrava em convalescença desde 23 de março, após um internamento de 38 dias no Hospital Gemelli, devido a problemas respiratórios.
O anúncio foi feito pelo cardeal camerlengo, D. Kevin Farrell: “Queridos irmãos e irmãs, é com profunda dor que devo anunciar a morte do nosso Santo Padre Francisco. Às 07h35 desta manhã, o Bispo de Roma Francisco regressou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da sua Igreja”.
PR/LFS/OC