Papa: Francisco apresenta «quadro clínico estável» e passou noite tranquila (atualizada)

Equipa médica mantém «prognóstico reservado»

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 02 mar 2025 (Ecclesia) – O Papa passou uma noite “tranquila” e iniciou o domingo a descansar, informou hoje o Vaticano.

Pela terceira semana consecutiva, a mensagem de Francisco para a oração do ângelus vai ser publicada online.

O diretor da Sala de Imprensa, Matteo Bruni, informou que o Papa recebeu esta manhã a visita do secretário de Estado do Vaticano, D. Pietro Parolin, e do substituto da Secretaria de Estado, D. Edgar Peña Parra.

Depois de acordar, o pontífice tomou o pequeno-almoço, bebeu um café e leu alguns jornais, prosseguindo os tratamentos.

De acordo com o boletim divulgado na tarde de sábado, o Papa encontra-se “estável” e a recuperar do episódio “súbito” que levou à aspiração de vómito, na sexta-feira

“O estado clínico do Santo Padre manteve-se estável. Alternou entre ventilação mecânica não invasiva e longos períodos de oxigenoterapia de alto débito, mantendo sempre uma boa resposta às trocas gasosas”, indica o comunicado.

O Papa Francisco está “apirético e não apresenta leucocitose (aumento de leucócitos no sangue)”, mas o seu “prognóstico mantém-se reservado”.

“Os seus parâmetros hemodinâmicos mantiveram-se sempre estáveis; continuou a alimentar-se e a fazer regularmente fisioterapia respiratória, colaborando ativamente. Não apresentou nenhum episódio de broncoespasmo”, afirma ainda a nota.

O boletim afirma que Francisco mantém-se “sempre vigilante e orientado” e que esta tarde “recebeu a Eucaristia e depois dedicou-se à oração”.

O Papa está desde 14 de fevereiro no Hospital Universitário Agostino Gemelli, em Roma, devido a problemas respiratórios.

O quarto e mais longo internamento do atual pontífice, no 10.º andar do Gemelli, aconteceu na sequência da “exacerbação da bronquite” que o vinha a afetar há vários dias.

Jorge Mario Bergoglio, de 88 anos, é natural de Buenos Aires, na Argentina; na sua juventude, foi operado a um pulmão, parcialmente retirado.

A 13 de março de 2013 foi eleito como sucessor de Bento XVI, escolhendo o inédito nome de Francisco; é o primeiro Papa jesuíta na história da Igreja Católica e também o primeiro pontífice sul-americano.

OC/LS

Partilhar:
Scroll to Top