Papa: Francisco alertou que unidade da Igreja é função de todos os cristãos

Cidade do Vaticano, 24 out 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse hoje que “construir a unidade na Igreja” é uma missão de todos os cristãos, na homilia da Missa a que presidiu capela da Casa de Santa Marta.

“Fazer a unidade da Igreja e construi-la, esta é a tarefa de todos os cristãos, de cada um de nós. Quando se constrói um templo, um palácio, procura-se uma área preparada para isso”, começou por explicar o Papa, observando que a primeira coisa “é a pedra de base, a ‘pedra angular’”, como revela a Bíblia.

“A pedra angular da unidade da Igreja, ou melhor, a pedra angular da Igreja é Jesus e a pedra angular da unidade da Igreja é a oração de Jesus na Última Ceia – ‘Pai, que sejam um’ -, esta é a força”, acrescentou.

Por isso, Francisco destacou que “não é possível construir” a unidade sem Jesus Cristo, que “é a base, a segurança”, e o trabalho de construção é feito pelo Espírito Santo “o único capaz de fazer a unidade na diversidade dos povos, das culturas, das pessoas”.

Na leitura do dia – Efésios 4, 1-6 – São Paulo exorta esta comunidade para que proceda em conformidade com o chamamento que recebeu, “com toda a humildade, mansidão e paciência” pela unidade, conselhos que podem demonstrar fraqueza.

“Humildade, doçura, magnanimidade são frágeis porque o humilde parece que não serve para nada” como “a doçura, a mansidão, a magnanimidade, o ser aberto a todos, ter o coração grande”.

“Nós transformamo-nos em pedras mais fortes nesse templo quanto mais frágeis tornarmo-nos com essas virtudes da humildade, da magnanimidade, da doçura, da mansidão”, frisou.

RV/CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR