Numa homilia improvisada, no estádio Bentegodi, em Verona, Francisco lamentou que tantos cristãos não saibam o que é o Espírito santo, centro na solenidade de Pentecostes
Verona, 18 mai 2024 (Ecclesia) – O Papa afirmou hoje, na celebração da solenidade do Pentecostes, que o Espírito Santo dá a coragem para “viver a vida cristã”, pode “mudar a vida” e cria “harmonia” na Igreja.
“Este é o milagre de hoje. O Espírito Santo pega em homens covardes e torna-os corajosos, faz a unidade da igreja, mas não fazer pessoas iguais, para a construir a harmonia”, afirmou Francisco na homilia improvisada da celebração a que presidiu no Estádio Bentegodi, em Verona.
“O Espírito naquele dia de Pentecostes tinha pessoas de todas as nações, e ele edificou a Igreja. Ele não fez todos iguais, mas todos diferentes, num só coração que nos une. O Espírito salva-nos do perigo de nos fazer todos iguais, faz a harmonia da Igreja. Todos temos necessidade de harmonia na alma, na família, na sociedade. Ao contrário da harmonia é a guerra, lutar um contra o outro. Quando se faz a guerra não é o espírito porque ele faz a harmonia”, acrescentou.
O Papa lembrou uma celebração, entre crianças, na solenidade de Pentecostes, onde terá perguntado o que era o espírito; como resposta de uma criança teve «é o paralítico», confusa a criança com a palavra «Paráclito».
“Mas hoje, se eu perguntasse o que é o Espírito Santo, não saberão responder. Nós não sabemos quem é o espírito santo, mas ele é o protagonista da nossa vida, o que nos leva em frente, que nos faz desenvolver a vida cristã. Está dentro de nós. Todos nós recebemos com o Batismo e com o Crisma, mas devemos escutá-lo, porque está dentro de mim”, assegurou.
Francisco evidenciou a ação do Espírito entre os apóstolos que estavam “fechados com medo no cenáculo” e o espírito “mudou o seu coração, saíram para pregar com coragem”.
Aos presentes no estádio Bentegodi, em Verona, o Papa pediu para gritarem: «O Espírito Santo muda a nossa vida. O espírito dá coragem para viver cristãmente».
“Tantas vezes encontramos cristãos nem quentes nem frios, porque falta coragem. Não há cursos para o Espírito, mas rezem. O Espírito Santo dá-nos a coragem de viver a vida cristã. O Espírito Santo muda a tua vida”, finalizou.
LS