Cidade do Vaticano, 23 set 2014 (Ecclesia) – O Papa recordou hoje, durante a missa na Casa de Santa Marta, que a fé cristã assenta numa premissa “simples”: escutar e colocar em prática o Evangelho e que dispensa “explicações que ninguém entende”.
“Ouvir a palavra de Deus e colocá-la em prática. Esta é a vida cristã, nada mais. Simples, fácil. Talvez nós a tenhamos feito um pouco difícil”, apontou Francisco, na homilia acompanhada pela Rádio Vaticano.
A reflexão do Papa foi baseada no Evangelho de São Lucas (8, 19-21) e desafiou também as pessoas a acolherem sempre a Palavra de Deus como uma interpelação interior que convida à mudança e à ação.
“Os inimigos de Jesus ouviam a Palavra de Jesus, mas estavam perto dele para tentar encontrar um erro, para fazê-lo escorregar para que perdesse a autoridade. Mas nunca se perguntavam: O que é que Deus diz para mim, com esta Palavra?”, apontou Francisco.
O Papa Francisco sublinhou que em causa está a necessidade dos cristãos “abrirem o coração” à mensagem do Evangelho e terminou deixando duas sugestões de leitura: “os mandamentos e as bem-aventuranças”.
RV/JCP