Francisco escreveu os membros do episcopado europeu reunidos em Madrid
Cidade do Vaticano, 22 set 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco apontou como um dos grandes desafios da Igreja Católica na Europa conseguir que “a luz do Evangelho” ajude a guiar a resolução das “grandes questões que afligem o continente”.
Numa mensagem aos membros das conferências episcopais da Europa, que concluíram este domingo um encontro de quatro dias em Madrid, o Papa argentino encorajou-os a abraçarem esta tarefa, através de um “testemunho” cristão “alegre e coerente”.
“Só assim é que será possível despertar consciências para a noção de que os bens temporais e a ordem social têm de estar ao serviço da pessoa humana e da sua realização plena em Deus”, escreveu Francisco.
Cerca de 200 representantes dos episcopados europeus estiveram reunidos na capital espanhola entre quinta e domingo para tomarem parte na 2.ª Jornada Social promovida pela Igreja Católica, a nível internacional.
Vindos de 31 países, os delegados debateram o tema “A fé cristã e o futuro da Europa”.
Para o Papa, “a Igreja Católica que dá grande atenção às necessidades materiais dos mais carenciados tem também que saber proclamar de forma convicta a verdade e a salvação a todos quantos estão famintos de vida eterna”.
Francisco destacou ainda todos quantos precisam hoje do “amor da Igreja”, por se encontrarem em situações de “pobreza e perseguição”, especialmente “aqueles que foram forçados a fugir e vieram para a Europa em busca de refúgio”.
JCP