Papa escreveu aos católicos do Vietname

Igreja celebra 50 anos do estabelecimento da hierarquia local

Bento XVI escreveu aos católicos do Vietname, que celebram um ano jubilar, desejando que esta ocasião seja para todos momento de “reconciliação com Deus e com o próximo”.

O Papa congratula-se com a Igreja vietnamita, que celebra 50 anos do estabelecimento da hierarquia católica local e 350 anos da criação dos Vicariatos Apostólicos de Tonquim e da Cochinchina.

Numa mensagem enviada ao Presidente da Conferência Episcopal do país, o Papa admite que “convém reconhecer as faltas do passado e do presente cometidas contra os irmãos na fé e contra os irmãos compatriotas, pedindo-lhes perdão”.

Ao mesmo tempo, prossegue, há que “tomar também a resolução de aprofundar e de enriquecer a comunhão eclesial, edificando uma sociedade justa, solidária e equitativa, com um autêntico diálogo, respeito mútuo e uma sã colaboração”.

O Papa espera que a comunidade católica local “leve ao conjunto da sociedade vietnamita os valores evangélicos da caridade, da verdade, da justiça e da rectidão”.

Finalmente, a mensagem de Bento XVI recorda os 117 mártires vietnamitas, cuja memória litúrgica ocorreu nestes dias. Entre eles – sublinhou – “emerge a singular figura de André Dung-Lac, cujas virtudes sacerdotais são luminosos modelos ” para os padres, religiosos e seminaristas do país.

(Com Rádio Vaticano)

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top