Papa encontra-se com os seus antigos alunos

«Missão e religiões» é o tema do encontro que acontece desde 1971

A missão e o diálogo com as religiões e culturas serão os temas do habitual encontro que Bento XVI mantém com os seus antigos alunos, o chamado «círculo Ratzinger». O encontro inicia-se esta Sexta-feira em Castel Gandolfo e termina no dia 30 de Agoso, reunindo cerca de 40 pessoas.

Estes círculos com os antigos alunos de Joseph Ratzinger em Ratisbona decorrem desde 1971 e nem a eleição papal os interrompeu. Em 2005, esteve em análise o Islão. No ano seguinte foi a evolução e as teorias evolucionistas que estiveram em destaque. Em 2008 foi o Jesus histórico e sua Paixão que centrou o encontro.

O encontro de 2009 prevê duas apresentações principais. Na primeira o teólogo protestante e professor emérito da Universidade de Tubinga, Peter Beyerhaus, vai expor as conclusões da sua pesquisa centrada na teologia ecuménica. O tema da conferência é «A Igreja e sua missão em um diálogo com os homens e as diferentes religiões e culturas».

A segunda conferência será proferida por Heinz Bürkle, professor emérito da Universidade de Munique, antigo teólogo protestante, convertido no final da década de 80 à fé católica. Beyerhaus vai abordar no tema «Missão ad gentes: a sua justificação e sua forma actual».

O encontro prevê ainda espaço de perguntas e comentários, com a presença de Bento XVI.

O grupo de estudantes integra o arcebispo de Viena, Cardeal Christoph Schönborn, e também o português Pe. Henrique Noronha Galvão, professor de teologia na Universidade Católica Portuguesa.

Os temas tratados nos encontros são sugeridos pelos antigos alunos, cabendo ao Papa escolher o assunto em discussão.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top