Papa elogia tradição do circo

Bento XVI recebeu milhares de artistas ligados ao mundo do espetáculo itinerante

Cidade do Vaticano, 01 dez 2012 (Ecclesia) – Bento XVI encontrou-se hoje no Vaticano com cerca de 10 mil artistas de rua e do circo, num encontro mundial que assinalou o Ano da Fé, elogiando os valores tradicionais do espetáculo itinerante.

“O vosso ofício requer renúncia e sacrifício, responsabilidade e perseverança, coragem e generosidade, virtudes que a sociedade moderna nem sempre aprecia, mas que contribuíram para formar gerações inteiras na vossa grande família”, declarou o Papa.

Bento XVI disse ter consciência dos “numerosos problemas” ligados à condição de itinerante, pedindo que as autoridades reconheçam a “função social e cultural” destes espetáculos e que a sociedade deixe lado os “preconceitos” sobre estes artistas.

O discurso foi antecedido por atuações e testemunhos de artistas de circo, feirantes, de rua, bandas musicais e ilusionistas.

Segundo Bento XVI, esta “família” de artistas distingue-se pela capacidade de usar uma “linguagem particular e específica”, “a alegria dos espetáculos, a alegria recreativa do jogo, a graciosidade das coreografias, o ritmo da música”.

“Sois chamados a testemunhar os valores que fazem parte da vossa tradição: o amor pela família, a ternura pelos mais pequenos, a atenção aos deficientes, o cuidado com os doentes, a valorização dos idosos e do seu património de experiências”, acrescentou.

O encontro na principal sala de audiências do Vaticano durou mais de duas horas e meia, com a presença do Papa nos últimos 60 minutos, e foi organizado pelo Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes.

“A Igreja, que é peregrina como vós, neste mundo, convida-vos a participar na sua missão divina através do vosso trabalho quotidiano”, observou Bento XVI.

Neste contexto, o Papa espera que as comunidades católicas tenham “pessoas acolhedoras e disponíveis” para esta população, com necessidades específicas de “nova evangelização”.

O Ano da Fé, que coincide com a comemoração dos 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II (1962-1965) e dos 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, foi convocado pelo Papa Bento XVI e decorre desde outubro deste ano a novembro de 2013.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR