Papa destaca importância da Vida Consagrada

Francisco associou-se a Jornada pela Vida promovida pela Conferência Episcopal Italiana

Cidade do Vaticano, 02 fev 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco elogiou hoje a importância dos religiosos e religiosas católicos na Igreja e na sociedade, num domingo em que se associou à Jornada pela Vida promovida pela Conferência Episcopal Italiana.

“Pensemos um pouco: o que aconteceria se não houvesse irmãs, as irmãs nos hospitais, nas missões, nas escolas? Pensai numa Igreja sem irmãs? Não se pode, não se pode pensar”, declarou, perante dezenas de milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, Vaticano, para a recitação da oração do ângelus.

A intervenção aconteceu no dia da Vida Consagrada, com a qual a Igreja “recorda a importância para a Igreja de quantos acolheram a vocação de seguir Jesus de perto no caminho dos conselhos evangélicos” (pobreza, castidade e obediência).

Francisco, que elogiou os presentes por terem a “coragem” de enfrentar a chuva, afirmou que as pessoas consagradas são “sinais de Deus nos diversos ambientes da vida”, um “fermento para o crescimento de uma sociedade mais justa e fraterna, profecia de partilha com os pequenos e pobres”.

“Há tanta necessidade destas presenças, que reforçam e renovam o compromisso da difusão do Evangelho, da educação cristã, da caridade para com os mais necessitados, da oração contemplativa”, acrescentou.

A intervenção recordou que o ano de 2015 vai ser dedicado pela Igreja Católica à Vida Consagrada, para “valorizar com gratidão as experiências de vida consagrada e aprofundar o conhecimento dos diversos carismas e espiritualidade”.

O Papa evocou a celebração da Jornada pela Vida, na Itália, que tem como tema ‘Gerar futuro’, manifestando apoio “às associações, aos movimentos e aos centros culturais comprometidos na defesa e na promoção da vida”.

“Cada um, no próprio papel e no seu meio, deve sentir-se chamado a amar e a servir a vida, a acolhê-la, respeitá-la e promovê-las, especialmente quando é frágil e necessidade de atenção e cuidado, desde o ventre materno até ao seu fim nesta terra”, apelou.

Francisco saudou ainda o trabalho dos professores universitário que promoveram congressos sobre as “problemáticas atuais” ligadas à natalidade.

O Papa manifestou a sua proximidade às populações de Roma e da Toscânia que foram atingidas por fortes chuvas e inundações, pedindo que não lhes falte a “solidariedade concreta” e a “oração” de todos.

OC

 [[v,d,,]]

Partilhar:
Scroll to Top