Papa deixa desafios aos Bispos de todo o mundo

Bento XVI impôs o palio a 34 arcebispos de todo o mundo, no Vaticano Bento XVI impôs o palio a 34 arcebispos metropolitas de todo o mundo, nomeados no último ano, cumprindo assim uma tradição da Solenidade de São Pedro e São Paulo, celebrada neste dia 29 de Junho.

O metropolita preside a uma província eclesiástica constituída por diversas dioceses. Este sistema administrativo veio da divisão civil do Império Romano, depois da paz de Constantino (313). Em Portugal há três províncias eclesiásticas: Braga, Lisboa e Évora.

Na sua homilia, Bento XVI deixou votos de que estes responsáveis "saibam resistir aos inimigos e aos lobos", mostrando o "caminho" e conservando a "unidade do seu rebanho".

A imposição do Pálio tem lugar no altar da confissão da Basílica de São Pedro. O Pálio, (faixa de lã branca com seis cruzes pretas de seda), é uma insígnia litúrgica de "honra e jurisdição" que é abençoada pelos Papas nesta solenidade. Para além do próprio Papa, os Pálios são também envergados pelos Arcebispos Metropolitas nas suas Igrejas e nas da sua Província eclesiástica.

A reflexão de Bento XVI partiu da I Carta de São Pedro, que fala de Jesus como "o Bispo das almas", destacando que "o objectivo é evitar que a alma no homem se empobreça, é fazer com que o homem não perca a sua essência, a capacidade pela verdade e pelo amor. Fazer com que ele conheça Deus; que não esmoreça em ruelas cegas; que não caia no isolamento, mas permaneça aberto a todos".

Para o Papa, "não basta falar", pelo que os pastores devem ser "modelos do rebanho".

"Além do pensar e do falar, necessitamos da experiência da fé; da relação vital com Jesus. A fé não deve permanecer teoria: deve ser vida", acrescentou.

Em conclusão, Bento XVI ressaltou outro conceito, o da salvação das almas. O Papa ressalvou que, no mundo actual da linguagem e do pensamento cristãos, a palavra "alma" caiu em descrédito.

"São Pedro qualificou a verdadeira doença das almas como ignorância, ou seja, como falta de conhecimento de Deus. Quem não conhece Deus, quem pelo menos não o busca sinceramente, permanece fora da verdadeira vida", indicou.

Os 34 Arcebispos presentes provinham da África do Sul, Argélia, Brasil, Burkina-Faso, Canadá, Colômbia, Costa do Marfim, El Salvador, Espanha, EUA, Gana, Grã-Bretanha, Indonésia, Itália, México, Polónia, R. D. Congo, Ucrânia, Sri Lanka, Tailândia e Venezuela.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top