Francisco enviou mensagem a fiéis reunidos em oração junto da imagem da Capelinha das Aparições
Roma, 12 out 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco convidou hoje a “olhar” para Maria, em particular nas situações de dificuldade, numa mensagem enviada a milhares de pessoas reunidas em Roma, numa noite de oração com a imagem da Capelinha das Aparições.
“Quando estamos cansados, desanimados, oprimidos pelos problemas, olhemos para Maria, sintamos o seu olhar que diz ao nosso coração: «Coragem, filho, estou aqui Eu que te sustento!»”, declarou, numa intervenção em vídeo, divulgada no Santuário do Divino Amor.
A imagem de Nossa Senhora de Fátima viajou em helicóptero desde o Vaticano, após uma oração presidida pelo Papa na Praça de São Pedro, para o santuário mariano da capital italiana.
Neste local decorre a oração ‘Com Maria para além da noite’, evento organizado pelo Vicariato de Roma e patrocinado pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.
“O olhar! Como é importante! Quantas coisas se podem dizer com um olhar! Estima, encorajamento, compaixão, amor, mas também censura, inveja, soberba, até mesmo ódio. Muitas vezes o olhar diz mais que as palavras, ou diz aquilo que as palavras não conseguem ou não ousam dizer”, declarou o Papa.
Francisco falou no olhar de Maria “como Mãe, com ternura, com misericórdia, com amor”, que convida a seguir Jesus “nas relações familiares, no trabalho, nos momentos de festa”.
“Ensinar-te-á a saíres de ti mesmo, de ti mesma, para olhares para os outros com amor, como Aquele que te amou e te ama, não com palavras, mas com obras”, acrescentou.
O Papa concluiu a sua intervenção com uma oração: “Ó Maria, fazei-nos sentir o teu olhar Mãe, guiai-nos para o teu Filho, fazei que não sejamos cristãos «de vitrina», mas saibamos «meter mãos à obra» para construir com o teu Filho Jesus, o seu Reino de amor, de alegria e de paz”.
A iniciativa inclui a recitação da oração do Rosário em união com alguns santuários marianos do mundo: Nazaré (Israel), Lourdes (França), Czestochowa (Polónia), Banneaux (Bélgica), Aparecida (Brasil), Akita (Japão), Nairobi (Quénia), Washington (EUA), Vailankanny (Índia) e Luján (Argentina).
Segue-se uma vigília que se estende por toda a noite.
O Santuário do Divino Amor, cerca de 20 quilómetros a sul do Vaticano, ganhou expressão como polo de peregrinação no século XVIII e a imagem de Nossa Senhora ali venerada recebeu o título de “Salvadora de Roma” em 1944, por decisão de Pio XII, durante a II Guerra Mundial.
No domingo, a imagem da Senhora de Fátima vai chegar à Praça de São Pedro pelas 08h00 de Roma (07h00 em Lisboa), seguindo-se a oração do Rosário (10h00) e a missa presidida pelo Papa Francisco (10h30).
A jornada inclui um “ato de entrega” ao Imaculado Coração de Maria, na parte final da missa.
Francisco vai repetir um gesto realizado por João Paulo II (1920-2005), diante da mesma imagem, a 25 de março de 1984, na Praça de São Pedro, Vaticano.
A imagem original apenas deixa a Capelinha das Aparições em situações consideradas “muito especiais” e esta será a 12ª ocasião em que tal acontece.
OC
[[v,d,,]]