Francisco despede-se da imagem da Capelinha das Aparições com oração pelos pobres e excluídos
Cidade do Vaticano, 13 out 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco despediu-se hoje no Vaticano da imagem de Nossa Senhora de Fátima, venerada na Capelinha das Aparições, com um “ato de entrega” em que recordou a atenção pelos mais pobres e marginalizados.
“Ensina-nos o teu próprio amor de predileção pelos mais pequenos e os pobres, pelos excluídos e os que sofrem, pelos pecadores e os de coração perdido”, disse, no final da missa conclusiva da Jornada Mariana do Ano da Fé, na Praça de São Pedro.
A oração encerrou dois dias de celebrações junto da imagem original de Fátima, que se deslocou ao Vaticano a pedido de Bento XVI, Papa emérito, e de Francisco, tendo sido recebida por ambos, após a sua chegada, este sábado.
O Papa Francisco rezou à “bem-aventurada Maria, Virgem de Fátima, com renovada gratidão”, unindo a sua voz “à de todas as gerações”.
“Celebramos em ti as grandes obras de Deus, que nunca se cansa de inclinar-se com misericórdia sobre a humanidade, atingida pelo mal e ferida pelo pecado, para a curar e salvar”, declarou, perante dezenas de milhares de peregrinos que participaram na celebração desta manhã.
O Papa dirigiu-se a Nossa Senhora de Fátima para pedir que esta acompanhe a “vida” da humanidade com o seu olhar e o seu “sorriso”.
“Acolhe com benevolência de mãe o ato de entrega que hoje fazemos com confiança, diante desta tua imagem, que nos é tão querida”, declarou.
“Estamos certos que cada um de nós é precioso aos teus olhos e que nada do que mora nos nossos corações te é estranho”, acrescentou Francisco.
A oração invocou a intercessão da Virgem Maria para que “reavive e alimente a fé”, “ilumine a esperança” e “suscite” a caridade, guiando os cristãos “no caminho da santidade”.
“Reúne todos, sob a tua proteção, e entrega todos ao teu dileto filho, o Nosso Senhor, Jesus”, concluiu o Papa.
A imagem de Nossa Senhora de Fátima vai seguir em helicóptero até ao aeroporto de Roma para regressar, ao final da noite, à Capelinha das Aparições, na Cova da Iria, após uma ausência de cerca de 42 horas.
OC