Papa confirma Cardeal Bertone como Secretário de Estado

Bento XVI não prescinde de um dos seus colaboradores mais próximos

Bento XVI confirmou o Cardeal Tarcisio Bertone como Secretário de Estado do Vaticano, recusando assim a renúncia que este tinha apresentado ao completar os 75 anos, conforme determina o direito canónico.

Numa carta publicada pelo jornal do Vaticano, “L’Osservatore Romano”, o Papa percorre o “longo caminho” de colaboração com o Cardeal italiano, manifestando o seu “vivo reconhecimento”.

A esse respeito, sublinha o “delicado trabalho” realizado por Bertone “para construir o diálogo com D. Marcel Lefebvre”.

Chamado por João Paulo II a prestar serviço na Cúria Romana, o Cardeal Bertone “realizou com competência e dedicação generosa o cargo de secretário da Congregação para a Doutrina da Fé em anos intensos e comprometidos, nos quais nasceram numerosos documentos de grande importância doutrinal e disciplinar”.

“Sempre admirei o seu sensus fidei,  sua preparação doutrinal e canónica, A sua humanitas, que nos ajudou muito a viver na Congregação para a Doutrina da Fé num clima de autêntica familiaridade, unida a uma delicada e determinada disciplina de trabalho”, confessa o Papa.

Segundo Bento XVI, “todas estas qualidades foram o motivo que me levou à decisão, no Verão de 2006, de nomeá-lo meu Secretário de Estado, e é hoje a razão pela qual não quero renunciar à sua preciosa colaboração”.

O Cardeal Tarcisio Bertone, salesiano, nasceu em Romano Canavese (Turim), a 2 de Dezembro de 1934. Foi ordenado sacerdote em 1960.

Licenciou-se em teologia na Faculdade Teológica Salesiana de Turim, continuando depois os estudos em Roma, no Pontifício Ateneu Salesiano, onde obteve licenciatura e doutoramentoem direito canónico.

No dia 1 de Junho de 1989 foi eleito reitor da Universidade Salesiana. A 1 de Agosto de 1991, João Paulo II nomeou-o para a diocese mais antiga de Piamonte, como arcebispo de Vercelli.

O Cardeal Bertone  foi o braço direito do actual Papa de 1995 até 2002, na Congregação para a Doutrina da Fé. Foi criado Cardeal pelo Papa João Paulo II, no Consistório de 21 de Outubro de 2003 e foi homem escolhido por Wojtyla para cuidar da publicação da terceira parte do segredo de Fátima.

A Secretaria de Estado é definida como o Dicastério da Cúria Romana que mais de perto coadjuva o Papa no exercício da sua missão (Pastor Bonus, art. 39). A Secretaria de Estado é presidida por um Cardeal que assume o título de Secretário de Estado. Primeiro colaborador do Papa no governo da Igreja, o Cardeal Secretário de Estado pode ser considerado o máximo expoente da actividade diplomática e política da Santa Sé, representando, em circunstâncias particulares, a própria pessoa do Papa.

O Cardeal Bertone e os outros chefes dos Dicastérios da Cúria Romana estiveram reunidos esta Sexta-feira com Bento XVI, no Vaticano.

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR