Cidade do Vaticano, 12 jan 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco batizou hoje 32 crianças na Capela Sistina, do Vaticano, e disse aos pais que a fé é a melhor “herança” que podem dar aos seus filhos.
“Vós sois aqueles que transmitem a fé, tendes o dever de transmitir a fé a estas crianças: é a mais bela herança que lhes deixareis, a fé! Apenas isto. Hoje levai para casa este pensamento, que nós temos de ser os que transmitem a fé”, disse, numa homilia breve e improvisada, perante uma assembleia onde se repetiam os choros dos mais pequenos.
A celebração decorreu, como é tradição, no dia em que a Igreja Católica assinala a festa litúrgica do Batismo do Senhor, com o qual se conclui o tempo litúrgico do Natal.
As 32 crianças, 14 meninos e 18 meninos, eram na sua maioria filhos de funcionários do Vaticano.
Francisco brincou com o barulho dos bebés, afirmando que “o coro mais belo é este, das crianças”.
“Alguns choram porque não estão confortáveis ou porque têm fome: se tiverem fome, mães, dai-lhes de comer. Estejam à vontade, porque eles hoje são o principal, aqui”, afirmou.
A primeira celebração do género presidida pelo atual Papa teve como concelebrante o secretário de Estado do Vaticano, D. Pietro Parolin.
Francisco recordou que o Batismo foi um mandato explícito de Jesus, que enviou os seus discípulos a batizar “por todo o mundo”, e que até hoje esta é uma “cadeia ininterrupta” que segue de geração em geração.
“Pensai sempre em como transmitir a fé às crianças”, recomendou a pais e padrinhos.
OC
[[v,d,,]]