Bento XVI assiste hoje, dia 8 de Outubro, ao concerto “Jovens contra a guerra”, que integra as celebrações do 70.º aniversário do início da II Guerra Mundial. A iniciativa irá decorrer no auditório da Via da Conciliação, junto ao Vaticano.
A orquestra alemã InterRegionales JugendsinfonieOrchester (IRO), dirigida por Jochem Hochstenbach e Wolfgang Gönnenwein, interpretará músicas de Gustav Mahler e Felix Mendelssohn-Bartholdy.
A meio-soprano Michelle Breedt e o actor austríaco Klaus Maria Brandauer recitarão textos de Johann Wolfgang von Goethe, Heinrich Heine, Paul Celan, Berthold Brecht e duas poesias escritas por crianças, inspiradas no “campo-gueto” de Theresienstadt.
O concerto é organizado pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, pela Comissão do Vaticano para as Relações com o Judaísmo, pela embaixada da Alemanha na Santa Sé e pelo Fórum Cultural Europeu da associação cultural de Mainau.
O acto enquadra-se no projecto “1939-2009: 70 anos do começo da II Guerra Mundial”, que será apresentado à comunicação social esta Quinta-feira, 1 de Outubro, na sala de imprensa da Santa Sé.
Na apresentação, intervirão o presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper, e o embaixador da República Federal da Alemanha na Santa Sé, Hans-Henning Horstmann.
Redacção/Zenit