Papa apela à «defesa e promoção» da vida

Francisco diz que «fragilidade» faz parte da beleza da existência

Cidade do Vaticano, 24 mar 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco apelou hoje à “defesa e promoção” da vida humana em todas as suas fases, sublinhando que a “fragilidade” faz parte da beleza da existência.

“A experiência da partilha fraterna com quem sofre abre-nos à verdadeira beleza da vida humana, que abarca a sua fragilidade. Na defesa e promoção da vida, seja qual for a fase e condição em que se encontre, podemos reconhecer a dignidade e o valor de cada ser humano, da conceção à morte”, declarou, durante uma audiência aos participantes na assembleia plenária do Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde.

Retomando uma das ideias centrais do seu pontificado, o Papa argentino pediu atenção à “carne de Cristo presente nos pobres, nos que sofrem, nas crianças, também as indesejadas, nas pessoas com deficiência física ou psíquica, nos idosos”.

Francisco agradeceu o compromisso dos católicos em favor dos “irmãos e irmãs que carregam o peso da doença, da deficiência, de uma velhice difícil”.

“Também no sofrimento ninguém está nunca só, porque Deus no seu amor misericordioso pelo homem e pelo mundo abraça também as situações mais desumanas, nas quais a imagem do Criador presente em cada pessoa parece ofuscada ou desfigurada”, acrescentou.

O Papa sustentou que a Paixão de Jesus é “a maior escolha para quem quer dedicar-se ao serviço dos irmãos doentes e sofredores”.

“Invoco sobre cada um de vós, sobre todas as pessoas doentes e sofredoras com a sua família, bem como sobre todos os que deles cuidam, a proteção materna de Maria, saúde dos enfermos, para que ilumine a vossa reflexão e a vossa ação na obra da defesa e da promoção da vida e na pastoral da saúde”, concluiu.

OC

 [[v,d,,]]

Partilhar:
Scroll to Top