Papa alerta para «matanças» de civis

Bento XVI lembra Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e saúda peregrinos de Setúbal na Praça de São Pedro

Cidade do Vaticano, 20 jan 2013 (Ecclesia) – Bento XVI apelou hoje ao fim da “matanças” de civis em conflitos que atinge diversas regiões do mundo, num dia em que lembrou a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e saudou peregrinos da Diocese de Setúbal.

“Caros amigos, à oração pela unidade dos cristãos gostaria de juntar, mais uma vez, a [oração] pela paz, para que, em diversos conflitos infelizmente em curso, cessem as matanças de civis inocentes, tenha fim qualquer violência e se encontre a coragem do diálogo e da negociação”, disse o Papa, no encontro para a recitação da oração do Angelus na Praça de São Pedro.

A intervenção não citou nenhum território em particular, mas Bento XVI tem deixado repetidos apelos à paz na Síria e no Médio Oriente, ao longo dos últimos meses, bem como na Nigéria e, mais recentemente, no Mali.

O Papa destacou ainda o oitavário anual de oração iniciado na sexta-feira que reúne cristãos de todo o mundo em várias celebrações, à volta do tema ‘O que exige Deus de nós’, proposto por um grupo ecuménico da Índia.

Após sublinhar que a Igreja “tem sempre necessidade de purificação”, Bento XVI destacou que a superação das divisões entre comunidades cristãs é um passo indispensável para o seu compromisso conjunto contra “qualquer tipo de discriminação”.

O próprio Papa vai presidir na próxima sexta-feira a um momento da oração, no final deste oitavário, na Basílica de São Paulo fora de muros, em Roma, com a presença de representantes de outras Igrejas e comunidades eclesiais da capital italiana.

“Que o Senhor nos obtenha, particularmente neste Ano da Fé, a conversão do coração e do espírito para que a comunhão entre os batizados seja efetiva”, pediu, em francês.

Os cumprimentos aos peregrinos presentes incluíram uma saudação em português, “nomeadamente ao senhor bispo D. Gilberto com os seus fiéis da Diocese de Setúbal, sobre todos invocando a solicitude materna da Virgem Maria para que em cada lar cristão se mantenha viva a chama da fé, do amor e da concórdia, como suma e preciosa herança cuja entrega aos filhos deve acontecer em vida dos pais”.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos esteve também no centro de uma nova mensagem do Papa aos seus cerca de 2,5 milhões de seguidores na rede social Twitter, agora com nove línguas, após a introdução do latim: “Que nos pede o Senhor para fazer pela unidade dos cristãos? Rezar com constância, praticar a justiça, amar a bondade e caminhar com Ele”, assinala o texto, na sua versão portuguesa.

OC

Partilhar:
Scroll to Top