Cidade do Vaticano, 30 mai 2014 (Ecclesia) – O Papa falou hoje no Vaticano, durante a habitual eucaristia na Casa de Santa Marta, sobre a alegria cristã que supera a dimensão terrena, vem de Deus e que permite encarar com esperança todas as dificuldades.
Na sua homilia, publicada pelo serviço informativo da Santa Sé, Francisco recordou o exemplo que deu São Paulo, no seu trabalho de evangelização.
“Certamente até mesmo o Apóstolo dos gentios tinha medo. Paulo sabia que o que ele fazia não era apreciado nem pelos judeus, nem pelos pagãos, mas ele não parou”, mesmo perante as “dificuldades e perseguições”, salientou.
E onde assentava a força de Paulo? Na promessa de Jesus aos seus discípulos – “a vossa tristeza se converterá em alegria”, lembrou o Papa.
Quando, diante dos obstáculos, as pessoas têm tendência para desanimar, “baixar um pouco o nível, serem um pouco menos cristãs, buscar um compromisso com o mundo” ou mesmo “comprar a alegria”, é na esperança de Deus que devem encontrar força.
No entanto, nem “toda a vida cristã é uma festa”, e muito menos basta dizer a alguém em sofrimento “coragem, coragem, amanhã haverá alegria!”
É preciso saber transmitir essa esperança, mostrando ao outro que Deus pode iluminar a sua “escuridão” – é “um ato de fé no Senhor”, conclui o Papa.
JCP