Empresa de Lousada restaurou também retábulo-mor e património integrado do monumento da UNESCO
Cidade do Panamá, 26 jan 2019 (Ecclesia) – O Papa vai consagrar hoje o altar da catedral-basílica do Panamá, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2019, após intervenção da empresa portuguesa Dalmática, que descobriu uma pintura mural com 20 metros de altura.
Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a empresa especializada em conservação e restauro do património informa que a descoberta de uma “enorme pintura mural com 20 metros de altura e 10 de largura” foi o que “mais notabilizou” a passagem dos seus técnicos pela catedral do Panamá, futura basílica.
A empresa portuguesa foi a responsável pela “intervenção de conservação do fresco” que tem “cerca de 250 anos de existência” e é a “primeira expressão artística” do monumento Património Mundial da UNESCO.
A catedral-basílica de Santa María La Antigua foi “profundamente intervencionada” e cerca de 20 técnicos portugueses desenvolveram trabalhos de conservação ao longo de todo o ano de 2018: retábulo-mor, retábulo lateral, monumento funerário, duas pinturas sobre tela, duas pias de água benta e a referida pintura mural.
“É uma grande honra para os portugueses saber que a nossa basílica, a nossa catedral basílica, foi restaurada pela Dalmática”, referiu Ilka Varela de Barés, embaixadora do Panamá em Lisboa, em entrevista à Agência ECCLESIA.
Depois de dois anos de trabalhos de restauro a igreja foi entregue pelo Governo panamense à Igreja Católica, em novembro de 2018.
A obra foi visitada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, e pelo presidente da República do Panamá, que convidou o congénere português Marcelo Rebelo de Sousa para participar na JMJ 2019, que começou esta terça-feira, um dia antes da chegada do Papa Francisco ao país da América Central.
A organização da Jornada Mundial da Juventude realça que a Basílica de Santa Maria la Antígua pertence à primeira diocese criada “em terra firme” no continente americano, depois da instituição de lugares de culto nas ilhas.
O novo altar que vai ser consagrado pelo Papa Francisco, às 09h15 (mais cinco horas em Lisboa), foi contruído a partir de mármore de Carrara, na Itália; a parte frontal apresenta a imagem de um pelicano com seus filhotes, como símbolo de Cristo.
“É uma honra o Santo Padre ter decidido consagrar este altar durante a sua visita ao Panamá para a Jornada Mundial da Juventude de 2019. É uma expressão de amor e respeito pela Igreja no Panamá”, disse o núncio apostólico no país, D. Miroslaw Adamczyk.
Na celebração também vão ter presentes as relíquias de três santos latino-americanos – Santa Rosa de Lima, São Óscar Arnulfo Romero, São Martinho de Porres – e do Papa São João Paulo II, que deu início à Jornada Mundial da Juventude, em 1986.
CB/OC
https://www.facebook.com/dalmatica.conservacao.restauro/videos/470264013463409/