D. Fouad Twal, patriarca latino de Jerusalém, deixou apelo à paz no Médio Oriente
Lisboa, 24 dez 2013 (Ecclesia) – O presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, participou hoje na missa de Natal que foi presidida pelo patriarca latino de Jerusalém na Basílica de Natividade, em Belém, onde os cristãos veneram o local de nascimento de Jesus.
“Senhor presidente, obrigado por terdes vindo, hoje, para celebrar o Natal connosco. Rezamos por vós e pela vossa missão de encontrar uma solução justa e equitativa para o atual conflito, pela unidade entre palestinos, pela paz e a prosperidade do vosso país”, disse D. Fouad Twal, na homilia da celebração, enviada à Agência ECCLESIA.
O patriarca latino, uma das figuras mais importantes da Igreja Católica no Médio Oriente, rezou por “sabedoria e coragem” para todos os responsáveis políticos da região, particularmente o Rei Abdullah II, guardião dos Lugares Santos na Palestina.
A homilia partiu da noite “dramática” vivida por São José e a Virgem Maria antes do nascimento de Jesus, por não terem encontrado “lugar no albergue”.
“Esta noite histórica faz-nos lembrar a longa noite em que está mergulhado o nosso mundo e o nosso Médio Oriente”, declarou D. Fouad Twal.
O patriarca católico evocou uma “longa noite de conflitos, de guerras, de destruição, de medos, de ódios, de racismo e, nestes dias, de frio e de neve”.
Neste contexto, o responsável recordou a “difícil situação” no Egito e no Iraque e a “tragédia síria”.
D. Fouad Twal pediu que os cristãos permaneçam na Terra Santa, com “esperança num futuro melhor”.
OC