Cerimónia com textos dos santos João Paulo II e Francisco de Assis
Cidade do Vaticano, 08 jun 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu hoje no Vaticano os presidentes de Israel e da Palestina para uma ‘Invocação pela paz’, com momentos de oração de judeus, cristãos e muçulmanos.
Shimon Peres e Mahmoud Abbas chegaram ao Vaticano com um intervalo de cerca de 15 minutos, sendo recebidos pelo Papa à entrada da Casa de Santa Marta, onde reside, pelo custódio franciscano da Terra Santa e outros responsáveis da Santa Sé.
Francisco, os presidentes e o patriarca ecuménico de Constantinopla (Igreja Ortodoxa), Bartolomeu, seguem depois todos no mesmo automóvel até aos Jardins do Vaticano, onde decorre a celebração.
A invocação começa com uma peça musical e a explicação, em inglês, da forma como a mesma vai decorrer, respeitando a ordem cronológica das três religiões: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.
O esquema da celebração, que prevê orações de “agradecimento pela Criação”, “pedido de perdão” e “invocação pela paz”.
No caso da Igreja Católica, vão ser lidos textos de São João Paulo II e a oração de São Francisco de Assis.
O anúncio do encontro, em inglês, sublinha o “desejo de paz para a Terra Santa e para todos os que nela habitam”.
“Vamos pedir o perdão de Deus pelas vezes em que não conseguimos agir como irmãos e irmãs e pelos nossos pecados contra Ele e contra os nossos irmãos e irmãs”, acrescenta o texto da intervenção inaugural.
Após os três momentos de oração, encerrados por uma peça musical, vão intervir o Papa e os presidentes Peres e Abbas, que depois trocam um aperto de mão e plantam simbolicamente uma pequena oliveira “como símbolo duradouro do desejo mútuo de paz entre os povos de Israel e da Palestina”.
Francisco, Shimon Peres, Mahmoud Abbas e Bartolomeu irão retirar-se depois para um encontro privado.
A ‘invocação pela paz’ terá intervenções em hebraico, inglês, italiano e árabe.
O Papa Francisco antecipou este sábado no Twitter o encontro com os presidentes de Israel e da Palestina, usando o marcador (hashtag) ‘#weprayforpeace’ (rezamos pela paz).
“A oração tudo pode. Usemo-la para levar paz ao Médio Oriente e ao mundo inteiro. #weprayforpeace”, refere o texto, publicado em nove línguas, incluindo o português, na conta ‘@pontifex’, para mais de 11 milhões de seguidores.
OC