Com o Programa Diocesano de Pastoral 2009-2012, D. José Policarpo espera continuar a acentuar o papel da Palavra de Deus na edificação da Igreja.
O desejo foi expresso na introdução do calendário do novo ano pastoral, que terá como tema inspirador ”Assumir a Palavra de Deus como luz para a vida: alimento da oração, forma da comunidade e sustento da missão”.
“Se este ano, na linha do último Sínodo dos Bispos, continuamos a acentuar o papel da Palavra de Deus na edificação da igreja, é porque sabemos que quanto mais profundamente acolhermos a Palavra, melhor celebraremos os sacramentos, nos abriremos à experiência da oração, daremos testemunho, na vida, da novidade cristã e ensinaremos os cristãos a ler a realidade e a história à luz da fé”, explica o Cardeal-Patriarca, falando depois da unidade da Igreja: “Que ninguém isole as opções particulares do todo do mistério; que ninguém as recuse ou minimize em nome de outras visões ou opções. A Igreja é um povo guiado pelos seus pastores e essa é a concretização sólida da sua unidade sempre renovada”.
Na introdução ao programa diocesano de pastoral, D. José Policarpo aponta ainda que “o objectivo fundamental é sempre o mesmo, edificar a Igreja, corpo de Cristo”. Por isso, acrescenta, “a programação pastoral tem de incluir, na especificidade de cada Ano, a continuidade das opções pastorais dos anos anteriores”. Exemplificando, o Patriarca de Lisboa alude à vivência do Ano Paulino, que “não pode ser um capítulo encerrado”.
D. José Policarpo não esquece também os sacramentos. “Temos de dar prioridade à lógica da graça e à natureza sobrenatural da vida cristã, para que a Igreja possa ser, no mundo de hoje, um sinal do Reino de Deus, interpelante e motivador de esperança”, refere.
Objectivo do Ano Pastoral 2009-2010
1) Fomentar o encontro com Cristo – rosto da Palavra
Proporcionar um conhecimento e uma relação adequados dos cristãos e das comunidades com a Palavra de Deus, fomentando o encontro com Cristo – Rosto da Palavra: “a fé vem da pregação e a pregação surge da Palavra de Cristo.” (Rom 10, 17)
2) Fomentar a construção da Igreja – casa da Palavra
Aprofundar a vivência comunitária da Palavra de Deus, fomentando a construção da Igreja – Casa da Palavra: “A palavra de Cristo habite em vós com toda a sua riqueza.” (Col 3, 16)
3) Fomentar o compromisso na Missão – caminhos da Palavra
Incentivar nos cristãos e nas comunidades o empenho no anúncio da Palavra de Deu como inerente à vida cristã, fomentando o compromisso na Missão – caminhos da Palavra: “Aí de mim se não evangelizar!” (1 Cor 9, 19)
Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa