V Torneio Europeu de Futsal para sacerdotes católicos decorre entre 21 e 24 de Fevereiro, na Polónia
Frankfurt, Alemanha, 21 Fev (Ecclesia) – Com fé na vitória e apostados em “pôr os talentos a render”, 13 padres portugueses começam hoje, na Polónia, a participar no V Torneio Europeu de Futsal para sacerdotes católicos.
A partir de Frankfurt, na Alemanha, de onde vai seguir com os seus companheiros para a cidade polaca de Varsóvia, o padre Marco Gil destaca que esta competição pode servir, antes de mais, para “demonstrar às pessoas que a vida do sacerdote não é uma vida triste ou de clausura”.
“Pelo contrário, é alegre, bastando para isso que cada um ponha a render os talentos que tem e esteja de plena consciência e de coração ao serviço do Senhor” acrescenta o capitão da selecção nacional, em declarações à agência ECCLESIA.
O torneio, que se realiza entre 21 e 24 de Fevereiro, em Kielce, cerca de 120 quilómetros a norte de Cracóvia, conta com a participação de 11 países.
Na primeira fase da competição, Portugal mede forças com as selecções da Bielorrússia, Croácia, Áustria, Hungria e Eslováquia.
O conjunto português reúne jogadores vindos das dioceses de Viana do Castelo e Vila Real (quatro de cada), Braga e Porto (dois de cada) e Lamego.
“O espírito de equipa é forte” garante o padre Marco Gil, para quem outra das mais-valias deste evento é “dar oportunidade aos sacerdotes católicos de fomentarem o convívio e a partilha da fé” com os seus congéneres europeus.
Sinal disso mesmo é o facto do “pontapé de saída”, em sentido figurado, ser dado hoje com uma celebração eucarística, na catedral de Kielce.
Depois de, em 2009, Portugal ter conquistado o título de vice-campeão, a jogar em casa (em Famalicão e Marco de Canaveses), este ano “tudo o que seja abaixo do segundo lugar será uma derrota” aponta o sacerdote.
A preparação começou em Setembro último, com encontros de 15 em 15 dias, e depois a partir de Dezembro, todas as semanas, sob a batuta do treinador José Vasconcelos, neste momento ligado à formação do Freixieiro, após 10 anos ao serviço do Alpendorada.
Os padres portugueses chegam das dioceses de Viana do Castelo e Vila Real (quatro de cada), Braga e Porto (dois de cada) e Lamego.
A competição é denominada, muitas vezes, por «Champions Clerum», numa alusão à mais importante competição europeia de futebol, a nível de clubes, a «Champions League», Liga dos Campeões.
JCP