Padres não devem transmitir ideias pessoais, diz o Papa

Bento XVI defende que as funções dos sacerdotes são acções de Cristo

Bento XVI defendeu esta Quarta-feira que as palavras do padre devem transmitir o que “Deus revelou de si” e não as ideias pessoais de cada sacerdote.

“O munus docendi, ou seja, a função de ensinar, deve ser exercido pelo sacerdote não como uma apresentação das suas ideias pessoais, mas como um anúncio daquilo que Deus revelou de si”, disse, em português.

A menos de dois meses do termo do Ano Sacerdotal (11 de Junho), o Papa apresentou no Vaticano uma reflexão sobre o ministério ordenado, isto é, o serviço à Igreja que exige o sacramento da Ordem.

Bento XVI recordou que, na doutrina católica, os padres actuam na pessoa de Jesus, pelo que as funções fundamenteis dos sacerdotes – ensinar, santificar e governar – são “acções de Cristo”.

Para o Papa, o ensinamento da verdade de Deus deve ser assumido pelo padre antes de ser transmitido.

“O sacramento da Ordem leva o sacerdote a estar imerso na Verdade, uma Verdade que é muito mais do que um conceito; uma Verdade que é uma pessoa: Jesus Cristo”, indicou

Bento XVI afirmou que “o Povo de Deus precisa de ouvir a genuína doutrina eclesial”, que tem como referências “a Sagrada Escritura, os escritos dos Padres e Doutores da Igreja, bem como o Catecismo da Igreja Católica”.

No final da audiência, o Papa proferiu a seguinte saudação em língua portuguesa: “Amados peregrinos de língua portuguesa, sede bem-vindos! A todos saúdo com grande afecto e alegria, de modo especial a quantos vieram de do Brasil e de Portugal com o desejo de encontrar o Sucessor de Pedro. Desça a minha bênção sobre vós, vossas famílias e comunidades. Muito obrigado!”

Em polaco, Bento XVI lembrou o “luto nacional” pela morte do presidente da Polónia e das pessoas que o acompanhavam, no passado Sábado.

Lech Kaczynski morreu na manhã de 10 de Abril, quando o avião em que seguia, um Tupolev TU-154, caiu perto do aeroporto russo de Smolensk.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top