Este torneio de futsal contou com a presença de dez equipas diocesanas Os padres da diocese de Viana do Castelo ganharam o «Clericus Cup» nacional pela quarta vez. Este torneio de futsal, terminou hoje (7 de Junho), em Viseu, contou com a presença de padres de dez dioceses. O Pe. Jorge Carvalhal, da diocese de Viseu e um dos elementos da organização do torneio, disse à Agência ECCLESIA que os "padres de Viana têm tradição neste torneio" porque "em quatro campeonatos tiveram quatro vitórias".
O Pe. Iolando, da diocese de Vila Real, foi melhor marcador desta iniciativa que pauta pelo "desportivismo e convívio". Apesar de "não sermos profissionais", os participantes viram "bons jogos de futebol" – salienta o Pe. Jorge Carvalhal. Apesar da falta de padres, estes ainda arranjam tempo para o desporto. "É uma forma de eliminar o stress do dia-a-dia".
Depois da final do torneio – Viana do Castelo ganhou a Braga por 1-0 – os padres partem para o convívio. "O porco no espeto mostra que para além do desporto também há convívio" – realça este elemento da organização.
Este torneio nacional teve nas bancadas o treinador da selecção dos padres que representam Portugal no «Clericus Cup» internacional. Depois "fará a escolha dos padres" – sublinhou o Pe. Jorge Carvalhal.
Um dos vencidos, o Pe. Marco Gil revelou que um ou outro jogador da diocese de Braga "estava de debilitado", mas a diocese de Viana do Castelo "mereceu ganhar o torneio". "São um grupo de padres novos com muita garra e muita fibra" – disse.
Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Viseu, Lamego, Guarda, Leiria/Santarém e Lisboa foram as dioceses presentes.