Padres de todo o mundo reunidos no Vaticano

Encontro internacional conta com a presença de uma centena de participantes portugueses

Iniciou-se esta Quarta-feira, no Vaticano, o encontro internacional de padres que marca o encerramento do Ano Sacerdotal, marcado para a próxima Sexta-feira, 11 de Junho.

A iniciativa, que será encerrada por Bento XVI, conta com 10 mil participantes, incluindo cerca de uma centena de portugueses.

Na tarde de Quinta-feira tem lugar uma vigília na Praça de São Pedro: além de testemunhos a serem oferecidos por alguns sacerdotes, estão previstas ligações televisivas com Ars (França), o Cenáculo de Jerusalém, bairros pobres de Buenos Aires e Hollywood, bem como um diálogo entre Bento XVI e os sacerdotes, com adoração e bênção eucarística.

Esta manhã, na sua audiência pública semanal, o Papa aludiu a este encontro, lembrando que “milhares de sacerdotes de todas as partes do mundo” estão reunidos para “louvar o Senhor e renovar o seu próprio compromisso”.

“Convido todos a participar neste evento com a oração”, acrescentou.

A Congregação para o Clero é a organizadora do encontro internacional, subordinado ao tema “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote”.

A programação conta com meditações, momentos de adoração eucarística, confissão e celebração da Missa.

Os conferencistas serão o Cardeal Joachim Meisner, Arcebispo de Colónia (Alemanha), e o Cardeal Marc Quellet, Arcebispo do Québec (Canadá).

As Missas, nas Basílicas de S. João de Latrão e S. Paulo fora de muros, serão presididas pelo Cardeal Cláudio Hummes, Prefeito da Congregação para o Clero; o Arcebispo Mauro Piacenza, Secretário da mesma Congregação; Arcebispo Robert Sarah, Secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos, e o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano.

Na Sexta-feira, às 10h00 (hora local, menos uma em Lisboa), Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, encerra-se o Ano Sacerdotal com uma concelebração eucarística presidida pelo Papa na Praça de São Pedro.

Durante a Missa, Bento XVI proclamará o santo Cura de Ars como patrono de todos os sacerdotes do mundo – actualmente, S. João Maria Vianney é patrono dos párocos.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top