Padre angolano chegou à diocese de Leiria-Fátima para ser vigário paroquial

O Pe. Segunda Julieta Miguel chegou a semana passada a Portugal, ao abrigo da geminação celebrada entre a diocese de Leiria-Fátima e a de Sumbe, Angola. O protocolo prevê o intercâmbio de leigos, irmãs e presbíteros entre as duas instâncias.

O sacerdote ficará a residir na paróquia de Urqueira, tornando-se vigário paroquial desta comunidade e da de Casal dos Bernardos.

O Pe. Segunda Miguel nasceu em Avémoma, município do Seles, província do Kwanza Sul, a 4 de Fevereiro de 1965. Em 1985 entrou no Seminário do Sumbe, onde completou o ensino médio. Daí passou para o de Luanda, onde terminou os estudos filosófico-teológicos. Foi ordenado presbítero na sua terra natal, a 12 de Maio de 1996.

Até agora esteve em trabalho pastoral nas comunidades de Ebo, Sumbe (Shingo e Gungo) e Cassongue.

Missionários portugueses promovem desenvolvimento das populações

A geminação entre as duas dioceses foi assinada a 25 de Março de 2006. Uma equipa de dois sacerdotes e três leigas partiu em Agosto desse ano para Angola, com o objectivo de realizar trabalho evangelizador e social.

A cooperação dos missionários portugueses numa região muito atingida pela guerra pretende sobretudo promover o auto-desenvolvimento das populações, mais do que apoiar a sua subsistência.

A casa da Missão da diocese de Leiria-Fátima em Sumbe foi inaugurada a 27 de Janeiro de 2008. O financiamento da obra foi assegurado pela Renúncia Quaresmal de 2007, bem como por ofertas pessoais, contribuições de empresas e receitas de espectáculos, além de apoios obtidos em Angola.

O acordo de geminação prevê a vinda de sacerdotes, religiosas e leigos para a diocese de Leiria-Fátima, com vista à partilha de experiências e à formação.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top