Paços de Ferreira, 18 jul 2019 (Ecclesia) – O ‘Vocal Art Competição Coral’, iniciativa que pretende dinamizar a produção musical sacra e folk, realiza-se entre hoje e domingo, dia 21 de julho, em Paços de Ferreira (Diocese do Porto).
“O Vocal Art Competição Coral contribuirá para o crescimento da participação coletiva e para a qualificação cultural da região. Quer os grupos internacionais presentes, quer os grupos nacionais, ficarão gratos e absolutamente satisfeitos quando se depararem com as igrejas e as salas de concerto esgotadas”, divulga a organização.
O programa enviado à Agência ECCLESIA informa que, depois da sessão de abertura, a igreja Matriz de Freamunde recebe o Coro Feminino do Conservatório do Vale do Sousa e a Nova Era Vocal Ensemble, num concerto não competitivo, hoje a partir das 21h30.
Esta sexta-feira, o Salão Paroquial de Eiriz recebe o orfeão local e o Ensemble Vocal Pro Musica, também às 21h30.
O Mosteiro de Ferreira é palco da competição Sacra A e B – Nova Era Vocal Ensemble, Coro Feminino da Academia de Música de Paredes e Coro de Cámara Ainur de Espanha – a partir das 18h00, de sábado 20 de julho.
Na manhã deste domingo, o concurso continua com três grupos de Portugal e um da Polónia, às 11h00 e a competição ‘Coro dos Coros’, com os vencedores nas categorias Folk e Sacro, começa às 17h00, no Salão Paroquial de Meixomil, onde a partir as 18h30 tem lugar a sessão de entrega de prémios e de encerramento do evento.
O Vocal Art Competição Coral também vai passar pela igreja Matriz de Paços de Ferreira e pela igreja Matriz de Raimonda e noutros espaços como o auditório da Associação Empresarial de Paços de Ferreira, que recebe a competição Folk, ou na câmara municipal.
“Qualquer evento cultural representa, obviamente, a divulgação de uma freguesia, paróquia, cidade, concelho ou nação e do seu património”, destaca a organização do evento.
CB/OC