P. Adélio Torres Neiva nomeado membro honorário da Academia Portuguesa de História

Missionário espiritano tem vida dedicada à cultura

O P. Adélio Torres Neiva, Missionário do Espírito Santo, foi nomeado Membro Honorário da Academia Portuguesa de História.

O sacerdote Espiritano nasceu em S. Paio de Antas (Esposende) em 1932, foi ordenado Padre em 1956. Formado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1961), o P. Torres Neiva dedicou a sua vida à Missão e à Cultura.

É autor de vários livros, sendo o mais notável a ‘História da Província Portuguesa da Congregação do Espírito Santo’ (2003). Dirige as revistas ‘Vida Consagrada’ e ‘Missão Espiritana’, tendo sido o director, durante vários anos, das revistas ‘Portugal em África’ e ‘Encontro’. Tem muitas entradas em diversas Enciclopédias e obras colectivas, como é o caso da História Religiosa de Portugal, dirigida por D. Carlos Moreira Azevedo e editada pelo Círculo de Leitores.

Foi Professor Universitário, proferiu, muitas dezenas de Conferências e participou em vários Congressos e Colóquios em Portugal e no estrangeiro. Foi, durante doze anos, Conselheiro Geral dos Espiritanos, em Roma (1974-86).

A Congregação do Espírito Santo sente-se honrada por esta nomeação e felicita este seu membro, agradecendo-lhe o trabalho extraordinário que fez e continua a fazer pela Missão e pela Cultura.

 Tony Neves, Porta-Voz dos Espiritanos

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top