Outubro Missionário: «Pés ao caminho», pede o bispo do Porto (c/vídeo)

D. Manuel Linda destaca dimensões da mensagem do Papa e convoca todos para a «grande causa de uma Igreja em saída»

Porto, 28 set 2023 (Ecclesia) – O bispo do Porto pede “uma vivência muito forte” na diocese das iniciativas do mês ‘Outubro Missionário’ e destaca três dimensões da mensagem do Papa “que ninguém consegue viver tanto como os jovens”.

“O Papa Francisco, para essa vivência, mandou-nos uma belíssima mensagem. Pegando na cena dos Discípulos de Emaús acentua fundamentalmente três ideias: corações acalentados pela Palavra de Deus, olhos abertos e pés ao caminho”, assinala D. Manuel Linda, numa mensagem vídeo dedicada ao mês ‘Outubro Missionário’, enviada à Agência ECCLESIA.

Neste contexto, o bispo do Porto afirma que está convencido que “ninguém consegue viver tanto estas três dimensões como os jovens”.

“E depois desta Jornada Mundial da Juventude [Lisboa 2023] os seus corações estão inflamados, os olhos estão abertos e de certeza absoluta que os pés querem caminhar. Nas tónicas da Igreja e nas sendas desta mesma Igreja”, realçou.

A Igreja Católica vai celebrar o Dia Mundial das Missões 2023, no próximo dia 22 de outubro, e o Papa apelou a uma “Igreja sempre em saída”, ao encontro de uma humanidade “ferida”.

A mensagem de Francisco tem como tema ‘Corações ardentes, pés ao caminho’, inspirado numa passagem do Evangelho de São Lucas (cf. Lc 24, 13-15) que relata o encontro de Jesus, após a ressurreição, com os discípulos de Emaús.

D. Manuel Linda pede “uma vivência muito forte da parte de todos, jovens e menos jovens” do mês ‘Outubro Missionário’ e destaca algumas celebrações da Semana das Missões, de 15 a 22 de outubro, como a celebração diocesana de encerramento no Santuário de Nossa Senhora da Assunção em Santo Tirso.

O responsável diocesano informa ainda que no dia 20 de outubro, sexta-feira, realizam “uma vigília de oração em todas as paróquias”, que conseguirem organizar essa celebração.

“Conto ainda com uma forte ajuda económica que será mandada para países das missões, é a nossa forma de estarmos presentes; sabemos que inerente às missões está sempre esta necessidade de um desenvolvimento humano integral. Não é para os missionários, eles já dão muito, é fundamentalmente para essas pessoas com quem eles se vão relacionar”, desenvolveu o bispo do Porto.

D. Manuel Linda saúda também “todos que sentem muito viva a dimensão missionária”, e incentiva que quem puder colabore “ativamente nesta grande causa de uma Igreja em saída”, que se chama ‘Outubro Missionário’.

O diretor das Obras Missionárias Pontifícias – Portugal (OMP), padre José Rebelo (missionário Comboniano) também salientou que “a grande maioria das comunidades são sensíveis” à partilha no peditório no Dia Mundial das Missões, destinado à Obra Pontifícia da Propagação da Fé, na sua mensagem no Guião Missionário 2023/2024.

A Igreja Católica vai celebrar o mês ‘Outubro Missionário’, que tem origem no Dia Mundial das Missões, que se celebra no penúltimo domingo de outubro, data instituída pelo Papa Pio XI em 1926, como um “dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos”.

CB

Portugal: Obras Missionárias Pontifícias incentivam a reflexão que leve a um «plano pastoral nacional»

 

Vaticano: Papa salientou que as Obras Missionárias Pontifícias «não são uma mera agência de distribuição de fundos»

Partilhar:
Scroll to Top