Orkut: a aposta da google nas redes sociais

www.orkut.com
O Orkut é mais uma rede social presente no espaço virtual. Possui uma popularidade muito forte no Brasil, onde cerca de 51% dos utilizadores desta rede falam Brasileiro e mesmo em Portugal, dado que somos o 8º no ranking mundial. Outro facto interessante é o de que, mais de metade dos utilizadores possuirem idades entre os 18 e os 25 anos.

Esta ferramenta criada em 2001 pelo engenheiro Orkut Buyukkokten, enquanto aluno da Universidade de Standford e funcionário da Google, tinha como objectivo principal ”ajudar as pessoas de todo mundo a se conectarem”. Com a aquisição do sistema pela Google e posterior lançamento em 2004, o Orkut passou a combinar as diversas características dos sítios das redes sociais existentes (criação de perfis centrados nos interesses pessoais; criação de comunidades; divulgar os membros da rede social de cada utilizador).
Como rede social que é, esta plataforma funciona basicamente através de perfis e comunidades, onde os perfis são criados pelo utilizador quando se regista e as comunidades podem congregar à sua volta fóruns, mensagens, conteúdos multimédia, e outros assuntos. Desde 2007 que surgiu uma inovação muito semelhante ao que já tinha sido imple-mentado no facebook, estamos a falar da possibilidade da construção de ferramentas para o uso em redes sociais (jogos, questionários, aplicações, etc.), o que veio revitalizar esta plataforma.

O Orkut é “uma comunidade on-line criada para tornar a sua vida social e a dos seus amigos mais activa e estimulante”, através do uso de fotos, mensagens, vídeos, e aplicações que surgem livremente, alargando assim o número de contactos da nossa rede. É bastante “fácil conhecer pessoas que tenham os mesmos hobbies e interesses”. Existe ainda a possibilidade de se poderem “criar comunidades on-line ou participar em várias delas para discutir temas actuais, reencontrar antigos amigos da escola ou até mesmo trocar as suas receitas favoritas!”. O utilizador é que decide com quem é quer interagir, isto porque, antes de aceitar uma pessoa na sua rede, pode aceder ao seu perfil e ver a quem é que ele está ligado. De referir ainda que, para possuirmos uma área nesta rede social, temos de possuir um conta do Google.

Fernando Cassola Marques

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR