Organizações católicas marcam presença nos «Dias do Desenvolvimento»

A Fundação Evangelização e Culturas (FEC) vai estar presente na terceira edição de Os Dias do Desenvolvimento (ODD), uma iniciativa do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, que se realiza a 21 e 22 de Abril, no Centro de Congressos de Lisboa.

O evento pretende sensibilizar e mobilizar a sociedade para uma cidadania global, responsável, informada, consciente e actuante.

Os DD terão como tema de fundo a problemática “Cidadania e Desenvolvimento”. A FEC, no seu stand, reflectirá sobre o compromisso assinado no ano 2000 por 189 chefes de Estado e de Governo, do qual resultaram os 8 Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, que propõem, até 2015, reduzir para metade a pobreza extrema no mundo. Faltam apenas cinco anos para que os Objectivos sejam cumpridos.

O que já foi feito? O que ainda está por fazer? Qual tem sido o papel de Portugal? O que diz o último Relatório de Ban Ki-moon, Secretário-geral das Nações Unidas? O que pode fazer cada um de nós? Respostas a estas e a outras interrogações podem ser descobertas no stand da FEC “Objectivos para o Mundo”.

A FEC é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, criada em 1990 pela Igreja Católica em Portugal. A missão da FEC é promover o desenvolvimento humano integral através da cooperação e solidariedade entre pessoas, comunidades e Igrejas.

Leigos para o Desenvolvimento

Também presentes na iniciativa estarão os Leigos para o Desenvolvimento, com o intuito de desenvolver esforços para instituir redes de colaboração, criar parcerias, potenciar mais-valias e estabelecer mecanismos regulares de troca de informação, desenvolvendo assim um trabalho que produza resultados visíveis e que contribua para a sensibilização da opinião pública para os desafios do desenvolvimento e para a necessidade do cumprimento dos compromissos dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

Com uma experiência e saber acumulado de 24 anos ao serviço dos outros e mais de 300 voluntários enviados, os Leigos para o Desenvolvimento têm actualmente 22 voluntários no terreno, seis missões em curso, espalhadas por 4 países: Angola, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Timor-leste, promovendo projectos de desenvolvimento em áreas fundamentais como a Educação, a Saúde e a Promoção Social.

Em Portugal, os Leigos para o Desenvolvimento são responsáveis pelo Centro S. Pedro Claver que dinamiza explicações para alunos imigrantes e descendentes de imigrantes do ensino secundário e universitário, bem como cursos de português para estrangeiros.

FEC/LD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top